Postagens

Mostrando postagens de Setembro, 2008

A coerência de Rousseau

Imagem
No início da década de 1970, o filósofo Bento Prado Jr. (1937-2007) escreveu um longo ensaio no qual propunha uma interpretação original sobre a obra do pensador suíço Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). O texto, que permaneceu inédito por mais de três décadas, chega agora ao público com o lançamento de A retórica de Rousseau e outros ensaios.
O livro resgata o texto inédito e outros oito publicados anteriormente em revistas acadêmicas. O lançamento será nesta terça-feira (30/9), às 19 horas, em São Paulo. O evento incluirá uma mesa-redonda com Franklin de Mattos, organizador do livro, Paulo Arantes e Ruy Fausto, todos professores do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP).
De acordo com Mattos, a importância da obra reside em identificar, em uma análise notavelmente original, uma unidade na obra do filósofo suíço. “Para Bento Prado, a unidade do pensamento de Rousseau é dada pela teoria da linguagem, que foi exposta em seu texto sobre a origem das línguas. Esse text…

Violência em sala de aula atinge 87% dos professores em SP, diz pesquisa

Imagem
Pesquisa da Apeoesp, o sindicato dos professores da rede pública do estado de São Paulo, mostra que 87% dos profissionais de educação já conviveram com agressões físicas e verbais dentro da sala de aula. Na maior parte dos casos, os alunos são os principais agressores. Professores reclamam ainda do tráfico de drogas e uso de armas dentro da sala de aula.
Dos 684 professores entrevistados, 70% afirmaram que sabem de casos de tráfico de drogas na escola. Na pesquisa, 67% dizem saber do uso de drogas entre os estudantes e 46% souberam de situações de pessoas armadas na escola.
No ano passado, a professora Eunice Martins teve a mão direita prensada em uma porta de escola municipal de São Bernardo do Campo, no ABC. Ela perdeu parte da ponta do dedo. “Eu não sinto a ponta do dedo ainda. É como se estivesse dormente. Não consigo escrever mais com ele”, diz Eunice, que tem 28 anos de profissão.
Uma ex-diretora, que não quer ser identificada. Em seus 20 anos em escolas públicas, ela diz que já fi…

Hora de pedir ajuda

Imagem
Notas vermelhas e baixo rendimento escolar podem ser sinais da necessidade de um psicopedagogo
Notas vermelhas no boletim, baixo rendimento escolar e dificuldades de acompanhar o ritmo da turma podem ser sintomas da necessidade de recorrer ao auxílio de um psicopedagogo. A figura desse profissional passou a ser obrigatória nas escolas e em clínicas infantis em tempos em que os problemas de aprendizagem têm sido cada vez mais diagnosticados.
Há 16 anos atuando como professora e psicopedagoga, Maria Anita de Castro ressalta que, quando há dificuldades de acompanhamento do desenvolvimento da turma, os pais devem consultar um profissional dessa área antes de recorrer às aulas de reforço escolar, com professores particulares. “Não é só uma nota baixa que evidencia o problema. Sinais de dificuldade de aprendizagem devem ser avaliados por psicopedagogos, que têm mais condições de fazer um diagnóstico correto e tratar o problema, seja ele qual for”, diz. Maria Anita ressalta que os pais precisa…

El 80% de trastornos psiquiátricos en adultos se originan en la infancia

Imagem
La depresión en niños y adolescentes es un trastorno psíquico que ha aumentado su prevalencia en los últimos años de forma «bastante alarmante», afirma el psiquiatra y psicoterapeuta, Juan Larbán. El doctor explica que hay un incremento importante de ciertos trastornos, como la atención a la hiperactividad, los trastornos depresivos y la ansiedad de separación en niños y jóvenes, así como la falta de autoestima en los chicos que no pueden ir adelante con los estudios. Una de las causas que el doctor destacó es que la sociedad avanza en un sentido positivo para unas cosas y en negativo para otras. «El aspecto negativo es que cada vez hay más pequeños que se crían huérfanos en presencia de los padres». Esta situación, afirmó el especialista, conlleva una falta de referencias y modelos, lo que influye negativamente en la salud mental de los niños y adolescentes. Otra causa de este aumento de casos depresivos es una educación muy permisiva y sin límites. El psicoterapeuta asegura que los…

Hormônio contra ansiedade age ao contrário em adolescentes, diz estudo

Imagem
Irritação é palavra constante no vocabulário do adolescente Rafael Emmanouilides, 13. Uma nota baixa na escola ou a proibição dos pais a uma saída com os amigos são capazes de alterar radicalmente o humor do garoto. "E quando a internet trava? Aí fico muito irritado."
Assim como a maioria dos adolescentes, Rafael passa da alegria à tristeza em um piscar de olhos --mudança apontada como natural por psicólogos e psiquiatras. "Os adolescentes falam que são 'aborrecentes', pois ninguém os entende, ninguém fala a mesma língua que eles", afirma a psicóloga Lia Pinheiro, que coordena o programa "Dá pra Atender" da Casa do Adolescente, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.
A chave para o entendimento das oscilações de humor e de ansiedade tão comuns aos adolescentes pode estar em uma pesquisa científica realizada pelo Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Estadual de Nova York, publicada na revista "Nature Neurosc…

MEC promete dinheiro para escolas que incentivarem alunos superdotados

Imagem
O Ministério da Educação (MEC) promete mais dinheiro para as escolas que desenvolverem projetos para superdotados, a partir de 2010, segundo reportagem desta quinta-feira do Jornal Hoje. A verba deve ajudar crianças e jovens superdotados, que em geral, pagam um preço alto pela inteligência acima da média. Primeiro, por causa do desconhecimento: ele tem habilidades em áreas específicas e não é obrigado a ser "bom em tudo". Outro problema é a falta de apoio nas próprias escolas para desenvolver a aptidão.
Os pequenos superdotados também preocupam os pais, que ficam receosos com a cobrança fora de casa. É o caso dos pais de Mateus Albuquerque Costa. A mãe do menino, Marta Albuquerque, conta que sua maior preocupação é com cobrança para que ele se destaque em tudo e surpreenda sempre. Matheus aprendeu a ler sozinho aos dois anos de idade.
"Eu lia todas as palavras nas capas dos livros e nas etiquetas dos supermercados", lembrou ele na reportagem.
Na sala de aula, Mateus é…

Estudo confirma que rir faz bem à saúde

Imagem
O riso faz bem ao coração, enquanto a depressão aumenta os riscos de problemas cardíacos e de mortalidade, indicam dois estudos apresentados hoje no congresso anual da Sociedade Americana de Cardiologia (ACC).
Ambos os estudos, realizados por pesquisadores das universidades de Maryland e da Carolina do Norte, assinalam a influência direta dos fatores psicológicos na saúde humana.
Segundo Michael Miller, da Universidade de Maryland, "a amplitude da alteração observada no endotélio (tecido que recobre a parede interna dos vasos) nas pessoas que riem é semelhante à que teriam numa atividade física intensa".
Isso não significa, porém, que o riso seja um substituto do exercício físico regular para manter a saúde cardiovascular, advertiu. "Trinta minutos de exercício, três vezes por semana, e 15 minutos de riso todos os dias são muito bons para o sistema vascular", afirmou.
No estudo, Miller exibiu trechos de dois filmes, um cômico e outro dramático, a 20 voluntários cujo si…

Felicidade protege contra doenças, diz cientista

Imagem
A felicidade protege contra doenças, afirma um estudo de cientistas holandeses. Eles dizem que ser feliz pode assegurar a longevidade.
O professor Ruut Veenhoven, da Universidade Erasmo de Rotterdã, afirma que, para viver melhor, ser feliz é tão eficaz quanto deixar de fumar, já que a felicidade pode ajudar a aumentar entre 7,5 e 10 anos o tempo de vida.
O estudo, realizado a partir de 30 relatórios de diferentes países, se soma a outras pesquisas, especialmente econômicas, que tentam compreender o que nos faz felizes e por que as riquezas materiais não levam à ambicionada felicidade. Cria-se assim um novo campo nas pesquisas que alguns economista chamam de "hedônico".
"Isso permite aos economistas pensar no conceito de vida em termos mais complexos. É hora de acabar com a pergunta 'o que você comprou?' e começar a perguntar 'você vive bem?'", explicou Bill McKibben, em um livro publicado em 2007, "Deep Economy: The Wealth of Communities and the D…

Humor pode melhorar aprendizagem, diz especialista

Imagem
O sentido do humor e seus múltiplos benefícios nas relações com idosos, na integração de presos e no âmbito da educação são estudados por especialistas internacionais reunidos nesta semana em Madri.
Mais de uma centena de pesquisadores do mundo todo participaram do 20º Congresso da Sociedade Internacional para os Estudos de Humor (ISHS).
Foram apresentados diversos trabalhos que destacaram como a estimulação por meio do riso traz uma série de benefícios para a saúde. Agora, os analistas tentam aprofundar os conhecimentos sobre como o humor pode melhorar hábitos de aprendizagem.
A professora argentina Mónica Guitart, da Universidade Nacional de Cuyo, explicou como aplica o humor em sua classes como espécies de "pílulas motivadoras". Guitart, que dá aulas de matemática a futuros engenheiros, indicou que tenta ensinar utilizando brincadeiras ou cenas lúdicas que despertem o interesse ou o debate entre os alunos.
"O grande desafio como docente é que os alunos, ao lembrarem das …

Especialistas condenam prescrição de psicofármaco Ritalina a menores de cinco anos

Imagem
Desta vez, os avisos vêm do Reino Unido. As novas linhas orientadoras ditadas pelo National Institute for Health and Clinical Excellence (NICE) referem que o conhecido medicamento chamado Ritalina (nome comercial do metilfenidato) usado para casos de défice de atenção e hiperactividade não deve “em caso algum” ser prescrito a menores de cinco anos e, apenas em último recurso, deve ser usado por crianças mais velhas. Em Portugal, os especialistas sublinham que a prescrição destes fármacos a crianças com menos de 5 anos abrange uma pequena minoria e situações muito especiais.
As novas directivas britânicas neste campo foram divulgadas hoje pelo diário inglês "The Guardian". Segundo este jornal, os especialistas defendem que antes de receitar Ritalina é preciso assegurar que todas as outras estratégias foram tentadas e falharam. Assim, fala-se numa aposta na formação de pais e professores para que aprendam a lidar com estas situações delicadas antes de simplesmente prescrever o…
Imagem
O ator americano Paul Newman, considerado uma lenda do cinema, morreu aos 83 anos devido a um câncer de pulmão, informou o "Newman's Own Foundation".
Segundo o porta-voz do ator, Marni Tomljanovec, Newman morreu na sexta-feira, 26 de setembro. Embora parentes não se pronunciassem sobre os problemas de saúde do ator, circulavam informações de que ele sofria de câncer terminal e que estava sob tratamento em Nova York. Em junho deste ano as evidências ficaram mais fortes após o amigo pessoal A.E. Hotchner assegurar que Newman, fumante inveterado no passado, sofria da doença.
Depois deste episódio, o próprio ator chegou emitir um comunicado por meio de seu agente assegurando que estava bem, sem fazer alusão ao câncer.
Paul Newman, nascido em 26 de janeiro de 1925 em Ohio, nos EUA, despontou como ator nos palcos da Broadway. No cinema, deu os primeiros passos na década de 1950 e chamou a atenção em "Marcado pela Sarjeta" (1956), filme dirigido por Robert Wise em que in…

Capacidade para ser feliz é hereditária, diz estudo

Imagem
A herança genética é a responsável, em grande parte, pela felicidade das pessoas, segundo um estudo publicado pela revista "Psychological Science".
Psicólogos da Universidade de Edimburgo, na Escócia, e do Instituto Médico de Pesquisa de Queensland, na Austrália, descobriram que os genes condicionam em 50% a capacidade de ser feliz das pessoas uma vez que também determinam a personalidade --o que chamam de "arquitetura genética da personalidade".
Os outros 50% dependeriam de fatores externos tais como as relações sociais, a saúde e o êxito profissional.
Os genes, explica o estudo, possuem um grande papel na forma com as pessoas percebem a vida, mais que outros fatores externos.
Além disso, os pesquisadores indicam que os genes determinam os traços da personalidade que predispõem à felicidade, como ser sociável e não se preocupar demais.
Assim, certos genes adequados podem atuar como uma barreira frente aos momentos negativos da vida de uma pessoa e ajudá-la a se recupe…

Estaríamos melhor com banha de porco que com margarina

Imagem
Os mais novos conselhos sobre dieta acabam de vir dos EUA: primeiro, coma comida. Depois, não coma nada que sua avó não reconheceria como comida. Se isso parece óbvio para você, diz o jornalista americano Michael Pollan, vá ao supermercado --e tente imaginar uma dona-de-casa de meados do século 20 tentando decifrar dezenas de rótulos com ingredientes impronunciáveis de "substâncias semelhantes à comida" nas gôndolas.
Em seu novo livro, "Em Defesa da Comida" (editora Intrínseca), ele lança um ataque impiedoso à indústria e aos cientistas da alimentação, que, ajudados por um governo americano complacente e por jornalistas confusos, transformaram a dieta ocidental em uma máquina de adoecer.
Em seu novo livro, "Em Defesa da Comida", Pollan lança um ataque impiedoso à indústria e aos cientistas da alimentação
Essa revolução maligna na maneira como os americanos --e, por tabela, o resto do Ocidente-- comem se instalou plenamente anos 1980. Nessa década, diz o livr…

Contra transtorno bipolar, pesquisa aponta sono e rotina

Imagem
Uma nova pesquisa, apresentada no encontro anual da ACNP (sigla em inglês para colégio americano de neurofarmacologia) na última semana, mostrou que adotar um padrão regular de sono e criar uma rotina para as atividades diárias pode ser benéfico para quem tem transtorno bipolar --uma desordem psíquica associada a mudanças bruscas de humor.
De acordo com os pesquisadores, enquanto as pessoas sem a desordem se recuperam facilmente após uma noite mal dormida, por exemplo, os portadores do transtorno seriam mais vulneráveis a esse tipo de alteração.
Isso porque o distúrbio parece ser altamente influenciado pelo ritmo circadiano --o "relógio biológico", que regula o horário da fome e do sono, por exemplo-- e mudanças nesse ciclo poderiam agravar os sintomas.
Ellen Frank, professora de psicologia e psiquiatria na escola de medicina da Universidade de Pittsburg (EUA), avaliou 175 adultos com transtorno bipolar. Além de tomar remédios, eles foram submetidos a dois tipos de tratamento: …

Doença do mau humor acomete três vezes mais mulheres do que homens

Imagem
Se de uma hora para a outra, sem motivo aparente, você se pega reclamando de tudo e passa a maior parte do tempo de mau humor, com dificuldades em sentir prazer em atividades de rotina, sempre com cansaço e falta de energia, fique atento, você pode estar sofrendo de uma doença chamada distimia.
A distimia é um transtorno de humor, considerado um tipo de depressão leve que ocorre em cerca de 5% da população geral e acomete três vezes mais mulheres do que homens.
De acordo com Luiz Alberto Hetem, da Associação Brasileira de Psiquiatria, a doença se diferencia do mau humor comum, um sentimento que todos podemos sentir em diversos momentos de nossas vidas. "Na distimia, a pessoa fica mau-humorada, irritada, impaciente e com sintomas depressivos, como alteração no sono e no apetite, durante a maior parte do dia, por meses ou anos", afirma Hetem.
Para Ricardo Moreno, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, ficamos mau-humorados quando passamos por uma situação desagrad…

Consumo de azeite de oliva estimula o cérebro

Imagem
Rico em antioxidante, ele ainda fornece gorduras benéficas à saúde
Uma pesquisa feita pelo neurocirurgião Fernando Gómez-Pinilla, da Universidade da Califórnia, provou que alimentos ricos em antioxidantes são benéficos ao cérebro. Os antioxidantes são encontrados em castanhas, amêndoas, lentilha, espinafre e no azeite de oliva extra-virgem.
O estudo publicado na Nature Reviews Neuroscience contemplou a avaliação de 160 pesquisas. Após cinco anos de análise, o pesquisador americano constatou que os alimentos que contêm antioxidantes são capazes de estimular e auxiliar o cérebro contra sua degeneração. Gómez-Pinilla descobriu que, além de fornecer energia ao corpo, existe uma influência positiva entre os componentes moleculares dos nutrientes e os mecanismos que mantêm a função mental do cérebro.
Mais uma conclusão do estudo é que dieta, exercícios físicos e o sono têm o potencial de alterar a saúde e a função mental do cérebro. Isso levanta a possibilidade de que uma dieta equilibrada é …

Cientistas provam relação entre estresse e doenças

Imagem
Um grupo de pesquisadores australianos anunciou nesta segunda-feira ter provado, cientificamente, a relação entre o estresse emocional e o surgimento de doenças, entre elas o câncer.
O grupo do Instituto Garvan de Sydney descobriu que o hormônio neuropeptídio Y (NPY) que o corpo humano produz em situações de tensão mina o sistema imunológico e causa o surgimento de doenças.
"Durante os períodos de estresse, os nervos produzem muito NPY. Este hormônio vai até o sistema sangüíneo e inibe as células do sistema imunológico encarregadas de destruir os agentes patogênicos do corpo humano", explicaram os cientistas, que publicarão suas conclusões no "Journal of Experimental Medicine".
"Que o estresse provoca as doenças não será mais um mito, mas uma realidade que precisamos levar muito a sério", continuaram.
Herbert Herzog, um dos membros da equipe, disse que o hormônio NPY já é conhecido por afetar a pressão arterial e provocar problemas cardíacos, mas, segundo el…

Assistir a comédias faz bem ao coração, diz estudo

Imagem
Dar risadas assistindo a uma boa comédia faz bem para o coração, porque aumenta a circulação sangüínea, segundo um novo estudo. Uma equipe da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, pediu para 20 jovens saudáveis para assistirem de 15 a 30 minutos de filmes tristes e de comédias com um intervalo de 48 horas entre as sessões.
Quando assistiram a comédias como "Quem vai ficar com Mary?", o fluxo sangüíneo aumentou em todos os voluntários, com exceção de um. Segundo os pesquisadores, o resultado foi equivalente ao início de um tratamento com uma droga chamada estatina, para reduzir o colesterol.
Rir é o melhor remédio
Filmes como "O resgate do soldado Ryan", com cenas de guerra, em contraste, obtiveram o efeito oposto, de acordo com o estudo publicado no jornal "Heart". Para os pesquisadores, o ato de rir tem o efeito de expandir as artérias --estresse mental, por outro lado, contrai as artérias.
O chefe da equipe, Michael Miller, disse que apesar da neces…

"A licença-maternidade vai formar cidadãos mais saudáveis"

Imagem
"A licença-maternidade vai formar cidadãos mais saudáveis", diz pediatra
O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, doutor Eduardo Vaz disse ontem (19-09), na solenidade, onde a prefeita em exercício, Jacy Proença sancionou o projeto de Lei Complementar que amplia de quatro para seis meses a licença-maternidade, que esse tempo para as mães e filhos é extremamente importante para a formação do ser humano. "Essa lei vai formar cidadãos mais saudáveis", disse o pediatra. Cuiabá é a primeira cidade de Mato Grosso a aderir o projeto.
Para o pediatra os primeiros seis meses contribuem para a formação do cérebro da criança, que depende de cuidados, carinho. "A diferença é que essa criança terá maior capacidade de aprender, o carinho e os cuidados dão um desenvolvimento melhor para o cérebro do bebê, que tem uma liga muito grande com a mãe", explicou.
Ele salientou que, essa falta de tempo com a mãe logo nos primeiros dias de vida, acarreta uma série d…

Como aprender mais sem estudar mais

Imagem
O neurocientista americano Wilkie Wilson afirma que a adolescência é uma oportunidade única para “turbinar” a mente. Para ele, as condições químicas do cérebro e a emotividade dos adolescentes criam um ambiente favorável pra a retenção de informações
Se você é adolescente e reclama que seus pais pegam muito no seu pé por causa dos estudos, no fundo você sabe que eles estão certos em te mandar sair do computador e estudar mais. O motivo é sempre o mesmo: “se você quer ser alguém na vida, tem que estudar!” O neurocientista Wilkie Wilson, da Universidade de Duke, no Estados Unidos, diz o mesmo. Mas com uma explicação científica que não vai cheirar a implicância de pai. Ele afirma que o cérebro adolescente tem uma capacidade maior de reter informações em nível consciente. Os motivos ainda estão sendo estudados, mas ele garante que se o jovem fizer um esforço maior nesta parte da vida, irá aprender mais sem ter de estudar mais – o que soa como melodia para qualquer ouvido adolescente. “Por…

Cuando el profesor admira a sus alumnos

Imagem
La inteligencia emocional, entendida como manera de conocer y controlar las emociones de forma inteligente, puede ser aplicada para proporcionar al niño recursos que le ayudan a resolver problemas y, a la vez, le dota de una buena herramienta para su vida escolar y social.
Todavía hay personas que no conocen la empatía
Es además especialmente útil con niños que presentan trastorno de déficit de atención con hiperactividad (TDAH). Estos alumnos, que suelen presentar un buen rendimiento académico, tienen dificultades para permanecer sentados y atentos en una sesión escolar, lo que dificulta el rendimiento propio y el de los demás compañeros.
Cuando en el colegio nos encontramos con uno de estos casos, nuestro punto de partida es hacerle consciente de las situaciones de falta de control para que se implique en mejorarlas. Le proporcionamos una serie de ayudas para evitar en el aula situaciones tensas por su mal comportamiento. Algunas consisten en permanecer de pie durante una explicación,…

Olympic success

Imagem
Two of the most talked about United States athletes at the 2008 Olympics were swimmers Michael Phelps, winner of eight gold medals, seven World Records and one Olympic Record, and 41-year-old Dara Torres, winner of two silver medals and one American Record. Their accomplishments in swimming were inspiring, as are the personal challenges that both had to overcome. Michael Phelps suffered from Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) as a child and Dara Torres struggled with bulimia, an eating disorder, in her early years as a college student and competitive swimmer.
ADHD is one of the most common mental disorders in children and adolescents, most often diagnosed before the age of seven. The disorder is characterized by a child's difficulty in attention, concentration, and impulsivity. If left untreated, children are at risk of academic failure in school and being ostracized or teased by their classmates.
According to ADDitude Magazine (April/May 2007), Michael Phelps was diag…

Boy saved his father from fire

A TEENAGE boy with a severe form of autism has been awarded a fire service honour after dragging his injured father away from a bonfire.
Southport boy Alex Taschini, who has Asperger’s Syndrome, received a commendation for bravery from Northamptonshire fire service.
He acted quickly to douse flames after his father Stephen poured fuel on a bonfire, Alex, who attends Meols Cop high school in Southport, pulled his father, whose face and head were alight, away from the blaze and extinguished it without panicking.
The accident happened when he was visiting Mr Taschini’s home in Northamptonshire last summer. Alex was 12 at the time. His mother Lorna said: “He saved his father from serious injury.”
Fonte:http://www.liverpoolecho.co.uk:80/liverpool-news/local-news/2008/09/20/boy-saved-his-father-from-fire-100252-21859540/

Autistic women: a life more ordinary

Imagem
Lauren, Selina, Cara and Kelly (left to right) are all women on the autistic spectrum
Why do women make up only one in four of those diagnosed as autistic? Could it be that they are simply better at pretending not to be? Charlotte Moore meets a group of women for whom 'normal' is an alien language that they battle to learn
I am in Godalming, Surrey, sitting with a group of pleasant, personable women who have come together, as they do each month for an all-women's night, to share news, views and experiences. You'd imagine that the room would be alive with a babble of voices, but it's not. The gossipy, reciprocal flow of normal female conversation is absent, and so far not one of them has asked me, a stranger, a single question about myself or what I am doing here. The stilted atmosphere would strike outsiders as disconcertingly weird, but these women are oblivious to the awkwardness. They are autistic, and for them this is normality.'We are not real women accordin…