Postagens

Mostrando postagens de Setembro, 2009

EUA quer que hacker pague por recuperação de sistema invadido

Imagem
Considerado pelos EUA o “maior hacker de todos os tempos”, britânico invadiu sistema do pentágono em busca de provas da existência de OVNIs.O governo americano quer que o britânico Gary McKinnon, acusado de invadir o sistema do exército americano, da aeronáutica, do Pentágono e da Agência Espacial Americana (NASA), pague os custos para recuperação dos sistemas que invadiu. Pelas contas dos EUA, o valor é de 700 mil dólares.McKinnon, conhecido como Solo, é acusado de ter acessado ilegalmente e danificado 53 computadores entre fevereiro de 2001 e março de 2002. O hacker, que sofre da síndrome de Asperger, um tipo de autismo, diz que procurava dados que provassem a existência dos OVNIs, que estariam escondidos do resto do mundo pelo governo americano.Entrevistado pela ComputerWeekly, o expert em segurança da informação, Peter Sommer, professor da London School of Economics, não concorda com a medida. Ele disse que as investigações sobre estes crimes deveriam considerar “se a vítima tomou…

Surras diminuem o Q.I. de crianças, afirma estudo da New Scientist

Imagem
Uma boa surra pode deixar uma marca na criança que é pior do que o desenho vermelho das mãos. Palmadas e outras punições corporais atrasam a inteligência infantil, segundo demonstra um novo estudo. O Q.I. (quociente de inteligência) de crianças entre 2 e 4 anos que receberam palmadas regulares de seus pais caiu mais de cinco pontos no decorrer de quatro anos, comparado com o de crianças que não levaram palmadas. SXC Quoeficiente de Inteligência apresenta queda de 5.5 pontos com palmadas, mas estímulo intelectual é mais importante, diz estudo "O lado prático disso é que os pediatras e psicólogos precisam começar a fazer o que nenhum deles faz agora, e dizer, 'não batam, sob qualquer circunstância'", diz Murray Straus, sociólogo da Universidade de New Hampshire, em Durham, que capitaneou o estudo juntamente a Mallie Paschall, do Centro de Pesquisa e Prevenção em Berkeley, na Califórnia. Sem desculpas Essas não são as primeiras evidências de que bater em crianças traz u…

Ministro regulamenta diretrizes para atendimento de alunos com deficiência

Imagem
Matrícula poderá ser feita em classes regulares e especializadas.Ministério da Educação (MEC) quer garantir recursos de acessibilidade.Alunos com deficiência poderão ser matriculados em classes regulares e em entidades especializadas simultaneamente. O ministro da Educação, Fernando Haddad, homologou nesta quarta-feira (23) o parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) que garante recursos para ambas as instituições. Até então, a verba era destinada para apenas uma das instituições.O parecer trata das diretrizes para o atendimento educacional especializado para os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.Segundo o Ministério da Educação (MEC), houve ajustes no texto inicial, antes da publicação, para evitar interpretações equivocadas, como a de que o governo estaria proibindo o atendimento educacional especializado. O parecer regulamenta o decreto nº 6.571/08, que dispõe sobre o apoio técnico e financeiro da União aos sistem…

Psiquiatras pedem ação contra sites que incentivam anorexia

Imagem
LONDRES (Reuters) - Enquanto o início do London Fashion Week reascende o debate sobre modelos ultra-magras, psiquiatras pediram ao governo britânico que tome atitude sobre o crescente número de sites que defendem a anorexia.Encorajados por sites de rede social, como o Facebook e o "thinspiration", um crescente número de britânicos está buscando na Internet dicas sobre como morrer de fome ou ocultar extrema perda de peso, informou o Royal College of Psychiatrists."(Estes) sites normalizam a doença", disse o professor Ulrike Schmidt, membro do colegiado da seção de distúrbios alimentares."Da mesma maneira, as passarelas de eventos de moda internacionais como o London Fashion Week podem atuar como uma vitrine de mulheres com baixo peso."Organizadores da Fashion Week se recusaram a suspender o uso de modelos descuidadas nas passarelas.Mais de 1,6 milhão de pessoas na Grã-Bretanha sofrem de distúrbios alimentares, sendo quase 90 por cento adolescentes do sexo …

Projeto de pesquisa brasileiro sobre transtorno bipolar recebe prêmio da UNESCO

Imagem
Se um dos pais tem o transtorno, aumentam as chances de os filhos terem a doença. O transtorno bipolar é uma doença que afeta o humor, levando a pessoa a ter alternância de episódios de euforia e depressão. Nas famílias em que um dos parceiros tem a doença, há 10 vezes mais chance de um dos filhos apresentar o problema, enquanto que na população em geral, esse número é de 1%. Um projeto de pesquisa que visa estudar os genes envolvidos com a doença nas famílias de crianças com o transtorno acaba de ser premiado pelo Programa L'Oréal/Unesco Para Mulheres na Ciência. O projeto "Estudo genético do sistema dopaminérgico em famílias de crianças com o transtorno do humor bipolar" está sendo desenvolvido na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) por uma equipe de pesquisadores ligados ao Laboratório de Neuroimagem em Psiquiatria (LIM-21) e do Programa de Transtorno Bipolar (PROMAN) do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC), ambos da FMUSP.De acordo com a psiq…

Choques eléctricos regressam em força aos hospitais

Imagem
Depois de terem sido praticamente abandonados na década de 70, os impulsos eléctricos voltaram a a ser usados nos principais hospitais do País para tratar doentes psiquiátricos. Sobretudo nas depressões graves. Em três deles, Santa Maria, Amadora-Sintra e Hospitais da Universidade de Coimbra, o tratamento é usado em cerca de 25 pacientes, o que significa uma média de 250 sessões por ano.Os tratamentos com choques eléctricos em doentes psiquiátricos estão a regressar aos hospitais, depois de terem sido praticamente abandonados pelos seus efeitos violentos nos doentes. No Hospital de Santa Maria, em Lisboa, fazem--se actualmente 300 sessões por ano, nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) cerca de250 e no Amadora-Sintra 200. A utilização dos choques, hoje realizados com anestesia geral, divide a classe médica. Há clínicos que defendem o uso do tratamento por apresentar resultados eficazes e não ter graves efeitos secundários. Mas há outros que lembram não existir prova científica…

Abertas, sim. mas expostas, não

Imagem
Para Daniel Goleman, não há mais como se esconder. Por isso, é preciso fazer melhorEm nome da transparência, empresas estão abandonando comportamentos profundamente arraigados. A Clorox e a SC Johnson – tradicionais fabricantes de produtos de limpeza nos Estados Unidos – fizeram o impensável: depois de anos de segredo sobre suas fórmulas industriais, revelaram quais são os ingredientes de seus produtos. Esse é só um exemplo do que o psicólogo e autor Daniel Goleman chama de “transparência radical”. As empresas, algumas de bom grado, outras nem tanto, estão revelando segredos industriais, cadeias de fornecedores, parceiros estratégicos e práticas corporativas. Questões ambientais, políticas e tecnológicas pressionam as empresas em direção à transparência radical, com blogs, serviços de microbloggings (Twitter), websites e redes sociais atuando como agentes de difusão de dados sobre produtos, serviços e companhias. Aqui, contudo, fica o dilema: como ser transparente sem se tornar vulner…

Especialistas apontam excessos na repressão a estudante que pichou parede de escola

Imagem
Segundo eles, a professora exagerou na doseNa contramão da onda de leitores que apoiaram a professora da escola pública de Viamão, especialistas em ensino apontam excessos na reprimenda ao estudante que pichou a parede da sala de aula. Convidados a assistir ao vídeo da punição em Zerohora.com, analisaram que a mestra exagerou na dose.Roberto Leher, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, percebeu que o aluno “foi claramente submetido” a situação constrangedora.– A insistência para ele tirar o boné, o uso de expressões como “bobo da corte”, entre outras, sugere que a professora foi inexperiente e desatenta com a sua função de educadora – observou.Ao ver as cenas, a professora de Psicologia da Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Tania Beatriz Iwaszko Marques, ficou em dúvida se o objetivo era punir ou educar. Tania disse que os professores, quando vão disciplinar o aluno, devem agir com respeito.– É claro, a gente sabe, o professo…

Bullying: o mal menosprezado

Imagem
O bullying escolar é uma violência que compromete o bem-estar físico e psicológico de crianças e adolescentes, podendo deixar marcas para a vida toda. Veja o que aconselham os estudiosos do assunto para mantermos seguros os nossos filhos“Você vai adorar, vai aprender coisas novas e fazer muitos amigos.” Pelo menos é o que esperamos quando dizemos isso aos filhos no caminho da escolinha. Estar em um ambiente escolar deveria ser sinônimo de constante crescimento e integração social. Mas sabemos que a verdade nem sempre é essa. Cleide (nome fictício) achava que tudo estava bem com o filho até o dia em que o viu no chão da cozinha tendo uma crise convulsiva. No hospital ela descobriu que o garoto de 15 anos estava transtornado por causa da perseguição e agressão que estava sofrendo dentro na escola. (Leia o relato da mãe na íntegra no site do Viver Bem). Ter um transtorno psicológico, como ocorreu com o filho de Cleide, faz parte das possíveis consequências do bullying. A vítima também es…

Steve Jobs volta à Apple: “Estou de pé”

Imagem
CEO da Apple faz sua primeira aparição após tirar licença em janeiro para tratamento de saúdeSteve Jobs, em apresentação da Apple: "Estou de pé"Steve Jobs fez sua primeira aparição pública desde que saiu de licença médica há oito meses, em evento realizado em São Francisco, na Califórnia, para anunciar novidades da Apple para a área de música. Ele foi recebido por uma plateia composta por funcionários da empresa e jornalistas, que o aplaudiu de pé. “Estou de pé, estou de volta à Apple e estou adorando cada dia”, disse Jobs, arrancando risadas. Ele então começou a falar sobre seu transplante de fígado. “Como alguns de vocês sabem, há cinco meses passei por um transplante de fígado. Agora estou com o fígado de uma pessoa de vinte e poucos anos que morreu num acidente de carro e foi generosa ao doar seus órgãos. Eu não estaria aqui se não fosse por esse ato de generosidade, então espero que todos nós possamos ser generosos também para nos tornarmos doadores”. Apesar de sorrir b…

La población infantil bipolar, sin diagnosticar

Imagem
Son muchos más niños de los que barajan las estadísticas, pero están sin diagnosticar porque los síntomas que presenta la enfermedad bipolar en los menores difieren de los del adulto. Un hecho que está 'despistando' a una buena parte de los profesionales sanitarios nacionales. Por ello, la mayoría de los pequeños afectados padece un retraso medio de 18 meses en recibir un dictamen médico definitivo.El trastorno bipolar (también conocido como depresión-maníaca) está marcado por cambios bruscos en el estado de ánimo (de la depresión a la euforia), pensamiento, energía y comportamiento. Los nuevos datos sobre él provienen de un estudio llevado a cabo por científicos del Departamento de Psiquiatría y Psicología Clínica de la Universidad de Navarra en colaboración con la Unidad de Psicofarmacología Pediátrica de la Universidad de Harvard (Estados Unidos).Los investigadores revaluaron a 774 menores que habían pasado por el Departamento español entre 1999 y 2005. «Un total de 38 paci…

Nueva clave cerebral del déficit de atención

Imagem
Científicos descubrieron la primera "evidencia definitiva" de que las personas que sufren el trastorno por déficit de atención con hiperactividad (TDAH), tienen una composición química cerebral diferente.Se encontraron nuevas diferencias en zonas del cerebro relacionadas a la recompensa.Los científicos del Laboratorio Nacional Brookhaven del Departamento de Energía de Estados Unidos encontraron que las personas con TDAH tienen niveles más bajos que lo normal de proteínas esenciales para poder experimentar la sensación de recompensa y motivación.El hallazgo, afirman los científicos en la Revista de la Asociación Médica Estadounidense (JAMA), podría ayudar en el diseño de nuevas formas para combatir la enfermedad que afecta principalmente a niños y jóvenes.El TDAH es una enfermedad caracterizada por una reducida capacidad para mantener la atención, poca habilidad para procesar la información debido a la distracción moderada a severa, inquietud motora, inestabilidad emocional y…

Los beneficios del calor humano

Imagem
Las caricias que recibimos todos los días son determinantes en la evolución de las personas; mientras más calor humanos, menos neurosis, dependencias y soledades Los estímulos positivos, es decir las caricias que recibimos de los demás, son determinantes en nuestra evolución como personas. Cuanto más toque, acogimiento, abrazos y contacto físico nos prodigan en la infancia, menos neurosis, dependencias y soledades experimentamos cuando somos adultos. Al abrazar se liberan los sentimientos y se comparten, se involucra una gran parte del cuerpo y las personas se envuelven mutuamente, dejando en segundo plano los pensamientos, para disfrutar de esa manifestación de confianza, afecto y entrega. Haciendo un símil con las aves puede decirse que las personas que han estar muy acogidas en su nido familiar, recibiendo calor, comida y cuidados, después no tienen miedo de lanzarse al vacío y comienzan a volar con confianza. Los expertos aconsejan entrenarse en el "te toco, me tocas". S…

One in 100 adults has autism, but what is it?

Imagem
There are three main areas that autistic people have difficulty with Composer Wolfgang Amadeus Mozart is known to have had autism. Mozart, Orwell, Einstein, Beethoven and Newton all had it, and now new research funded by the Department of Health shows that one in every 100 adults has it too – autism, that is.Autism is much discussed but less well understood. Those with the disorder are sometimes mistakenly believed to be naughty, disruptive, antisocial, rude or just weird. In reality they have a developmental disability with uncertain origins that has no cure, with symptoms they can do little if anything to control. While some autistic people live fairly independent lives, others need constant specialist help. However, all those with autism have difficulty with three things, says the National Autistic Society (NAS).1) Verbal/non-verbal communication That can result in taking everything literally and misinterpreting jokes or sarcasm. Facial expressions and tones of voice can also cause…

Tourette agony

Imagem
James Patterson, seated at left, and Hal Friedman sign copies of their book yesterday after speaking at the University of Massachusetts Medical School convocation.Cory Friedman was a perfectly normal little boy looking forward to his fifth birthday. One day shortly before that sweet milestone he suddenly developed an uncontrollable urge to shake his head continuously. It was the beginning of the boy's steep descent into Tourette syndrome. Before long his body would jerk and twist unpredictably, sometimes tearing muscles and ligaments with the force of the movements. Other times, he would bite down on his teeth so hard he actually broke them. Cory's ongoing struggle to not only survive but triumph over the little understood neurological disorder has been chronicled in a book co-authored by his father, Hal Friedman, and a longtime family friend, mega-selling mystery novelist James Patterson. The book, “Against Medical Advice: One Family's Struggle with an Agonizing Medical M…