Postagens

Mostrando postagens de Outubro, 2009

MEC: nomes sociais para os travestis nas escolas

Imagem
BRASÍLIA - O Ministério da Educação decidiu apoiar uma bandeira dos movimentos homossexuais e recomendou às secretarias estaduais de Educação que orientem as escolas a adotar os nomes sociais de travestis e transexuais, nas chamadas de sala de aula e nas matrículas. Nome social é o usado pelo travesti. André Lázaro, secretário do MEC, enviou ofício ao Conselho Nacional de Secretários de Educação com a recomendação: - Quando a escola rejeita o nome social agride a pessoa. Não querem o acolher assim.
Ao anunciar a decisão num seminário sobre homofobia nas escolas, na quinta-feira, na Câmara, Lázaro foi aplaudido por representantes de ONGs ligadas aos movimentos de gays, lésbicas, travestis e transexuais. - Muitos diretores não estão preparados para lidar com travestis - disse Carlos Laudari, do projeto Escola sem homofobia. Fonte: http://oglobo.globo.com

Childhood: New Research on Autism and Mercury Sign in to Recommend

Imagem
Many parents worry about a possible link between autism and mercury exposure. But most research dismisses those fears as groundless, and a new study says autistic children actually have lower blood levels of mercury than children who are developing normally. More Vital Signs ColumnsMercury levels were closely related to fish intake, the study found, and children with autism and related disorders tend to be picky eaters who avoid fish. After researchers adjusted for the lower fish consumption of autistic children, they found no differences between their mercury levels and those in other children.Irva Hertz-Picciotto, a professor of public health sciences at the University of California, Davis, who was the study’s principal investigator, said the new findings did not address whether mercury might play a role in autism.“We were measuring levels after the diagnosis had already been made and was months in the past in most cases,” Dr. Hertz-Picciotto said. “So this study does not provide ev…

Asperger e bullying: associação perigosa

Imagem
Para além de défices ao nível das competências sociais, estas crianças têm também dificuldades ao nível da comunicação, pois apesar de muitas vezes falarem de forma pomposa e fluente parecem ausentes do diálogo. "Para elas, o mundo é estranho e desconcertante: as pessoas não dizem aquilo que pensam, dizem aquilo que não pensam, fazem comentários triviais e sem significado, aborrecem-se e perdem a paciência quando uma pessoa com síndrome de Asperger lhes refere centenas de factos fascinantes sobre horários, as inúmeras variedades de cenouras ou o movimento dos planetas. Também não entendem como é que as pessoas conseguem tolerar tantas luzes, sons, cheiros, texturas, paladares, sem se desnortearem, se preocupam tanto com a hierarquia social, têm relações emocionais tão complicadas, conseguem utilizar e interpretar tantas convenções sociais, são tão ilógicos."Esta é a forma como Lorna Wing, a psiquiatra que usou pela primeira vez o termo síndrome de Asperger, caracteriza as pe…

China detém professora por ferir alunos com seringa

Imagem
Uma professora de 24 anos foi detida no sudoeste da China acusada de ter ferido mais de 20 crianças com uma seringa como forma de punição, informa a imprensa local. Sun Qiqi foi presa no final de semana na Província de Yunnan depois que os pais das crianças denunciaram o caso à polícia, informa o jornal "China Daily". Não foi possível determinar por enquanto se a seringa continha substâncias nocivas para a saúde. As crianças foram submetidas a exames médicos e a testes de HIV, que deram resultado negativo. O jornal "Global Times" informa que Sun confessou a atitude, e que alegou excesso de trabalho por ser responsável por 37 meninos e meninas com idades entre três e quatro anos. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u643752.shtml

China teacher held after kids jabbed with syringe

Imagem
A kindergarten teacher has been detained in China after allegedly stabbing more than 20 children with a syringeBEIJING — A 24-year-old female kindergarten teacher has been detained in southwest China after allegedly stabbing more than 20 children with a syringe to discipline them, state media reported Tuesday.The woman, Sun Qiqi, was taken into custody at the weekend in Yunnan province after angry parents complained to police about the alleged abuse at the unlicensed school in Jianshui county, the China Daily reported.One mother, Zhou Limei, said her four-year-old daughter had been stabbed multiple times last week, on the back of her left hand and on her bottom.It was not immediately clear if the alleged syringe contained any hazardous materials. Children were given ultrasound examinations and HIV tests which were negative, the China Daily said."Although the blood test shows the children are HIV-negative, I hope the government gives us proper compensation," Zhou told the pap…

Professor é acusado de agredir aluno com chave em aula de educação física em Marília, SP

Imagem
SÃO PAULO - Um professor de Educação Física é acusado de agredir um aluno de 13 anos na quadra de uma escola estadual em Marília, a 418 km da capital paulista. O professor teria se irritado porque dois alunos, sem autorização, teriam começado a brincar com uma bola. Segundo os estudantes, o professor pediu que parassem e como não obedeceram, o professor agrediu um dos meninos com uma chave. O garoto disse que um outro colega teve de pedir para que o professor parasse. Inconformada, a mãe do estudante de 13 anos registrou um boletim de ocorrência. A polícia pediu um exame de corpo de delito para constatar as lesões perto do olho e no pescoço causadas pela chave. O resultado deve ficar pronto em 15 dias. A diretora do colégio, Inez Cassaro, não quis dar detalhes sobre o caso. No começo deste mês, em Florínea, na região de Assis, uma estudante também acusou uma professora de agressão. O fato teria acontecido durante uma aula de português. A aluna contou que foi a professora a pegou com f…

Garoto de 13 anos é afastado da escola por mau comportamento e fica 3 meses sem estudar em Sorocaba, SP

Imagem
SÃO PAULO - Está no Estatuto da Criança e do Adolescente: toda criança tem direito à educação. Mas em Sorocaba, esta lei não está sendo cumprida. Desde agosto, um garoto de 13 anos está fora da sala de aula. A direção da escola afastou o aluno por mau comportamento. E até agora a transferência dele não foi feita. Por meio de nota, a Secretaria Estadual da Educação informou que o adolescente já está matriculado em outra escola. Ele vai receber reforço e acompanhamento individualizado para compensar período em que ficou fora da sala de aula. O nome da nova escola não foi divulgado.Fonte: http://oglobo.globo.com

Profesores 'quemados'

Imagem
Presión el acoso escolar y la agresividad contra los profesores rezuman por todas las aulas. Ello supone un esfuerzo psíquico adicional para realizar la tarea educativa, junto a demandas crecientes y constantes de la escuela, falta de reconocimiento social y una evidente escasez de recursos humanos.El ámbito de la enseñanza no es ajeno a los episodios de estrés, ansiedad y depresión que caracterizan el mundo laboral. Obviamente, no son sólo las deficientes condiciones físicas u organizativas las que desencadenan inexorablemente el estrés en los equipos educativos. La mayoría de los profesores de Primaria o Secundaria sienten una creciente impotencia ante unos niños y adolescentes que se muestran cada vez más indiferentes, agresivos y violentos. El 61% de las bajas laborales por estrés, depresión y ansiedad corresponde a profesores de Secundaria, lo que explica que, posiblemente, son los profesores sometidos a mayor presión. Ello parece lógico si tenemos en cuenta la crisis de la adole…

Eu conheço esse nariz!

Imagem
Pessoas tendem a olhar para o centro de um rosto para buscar familiaridade Quando estamos tentando reconhecer uma face, o que primeiro observamos é o nariz. Para estudar o processo de percepção facial, pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, nos Estados Unidos, mostraram o rosto de alguns indivíduos em uma tela de computador e rastrearam movimentos oculares de voluntários que participavam do experimento. Os estudiosos descobriram que a maioria das pessoas olha, antes de mais nada, para o lado esquerdo do nariz e, em seguida, para os olhos. O primeiro olhar foi suficiente para reconhecer uma face, em mais da metade das vezes. O segundo momento de observação da face apresentada aumentava a precisão dos dados apreendidos, mas um olhar terceiro não ajudava – duas espiadas em um nariz eram suficientes. Os pesquisadores especularam que observar o centro do rosto facilita a captação geral de informações, que são suficientes para termos idéia sobre todo o rosto – possibilit…

El consumo de cannabis precipita la aparición de la esquizofrenia

Imagem
El cannabis terapéutico en España, sólo para 154 enfermos El consumo de cannabis es un factor precipitante para la esquizofrenia, "no es una causa pero sí que es uno de los factores que, junto con la vulnerabilidad previa, determina una mayor incidencia de la enfermedad", según ha explicado el doctor Miguel Bernardo, del servicio de Psiquiatría del Hospital Clínico de Barcelona, dentro de XIII Congreso Nacional de Psiquiatría. El cannabis en particular, por su alta prevalencia, y aquellas drogas sintéticas a base de estimulantes, activadores del sistema nervioso y sustancias que provocan alucinaciones, "juegan un papel muy importante en la precipitación y mantenimiento de la esquizofrenia, demás de producir el peor pronóstico de la enfermedad", añadió. La esquizofrenia es un trastorno mental que sufren 400.000 españoles, al menos el uno por ciento de la población, además en el mundo se calculan cada año, según la Organización Mundial de la Salud (OMS), entre 15 y 3…

Homeschooling - Ensino Domiciliar: Câmara debate projeto que pretende legalizar ensino domiciliar no país

Imagem
Bernadeth, Cleber, com Ana, no colo, Davi e Jonatas (de camisa listrada) Crianças poderiam ser educadas em casa pelos pais ou responsáveis. 'Aprovação do projeto seria histórica', diz pai que educa filhos em casa.Um dos pilares do desenvolvimento humano, a educação escolar está no centro de um dilema que promete causar polêmica na Câmara dos Deputados. A Comissão de Educação da Casa discute uma proposta que pretende legalizar a educação domiciliar no Brasil. Apresentado pelos deputados Henrique Afonso (PT-AC) e Miguel Martini (PHS-MG), o projeto modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e obriga o Ministério da Educação a reconhecer o ensino aplicado por pais ou responsáveis fora da sala de aula. Em fase final de discussão, a proposta tem parecer contrário da relatora, deputada Bel Mesquita (PMDB-PA), mas continua no centro dos debates. O parecer da relatora é pela rejeição do projeto, só que esse assunto é tão rico, que chegamos a um entendimento na comissão p…

Menino de dois anos surpreende com QI de Einstein

Imagem
Com nove meses, o pequeno Oliver desandou a falar sem parar. Com um ano e meio, surpreendeu os pais ao recitar todo o alfabeto enquanto tomava banho.O menino inglês foi submetido a um teste de QI, coeficiente de inteligência feito de acordo com a idade e obteve uma pontuação parecida com a de alguns gênios, como o físico Albert Einstein. Fez 160 pontos. Um caso raro, já que apenas 2% da população mundial consegue obter uma nota dessas. O QI de uma pessoa com inteligência média fica em torno de 100 pontos. O vocabulário dele é riquíssimo e ele foi capaz de explicar à mãe o ciclo reprodutivo dos pinguins.Fonte: http://g1.globo.com/jornalhoje

Two-year-old with same IQ as Einstein

Imagem
Oscar Wrigley, a two-year-old with the same IQ as Albert Einstein and Stephen Hawking, has become the youngest boy in Britain to be accepted into Mensa. Assessors at the Gifted Children's Information Centre in Solihull said Oscar, with an IQ of at least 160, is one of the brightest children they have every come across. He has been ranked in the 99.99th percentile of the population and has been ranked off the scale as the Stanford-Binet test cannot measure higher than 160. Oscar's father Joe, 29, an IT specialist from Reading in Berkshire, said: "Oscar was recently telling my wife about the reproductive cycle of penguins. "He is always asking questions. Every parent likes to think their child was special but we knew there was something particularly remarkable about Oscar. "I'm fully expecting the day to come when he turns around and tells me I'm an idiot." Mother Hannah, 26, told The Daily Mail: "He amazes everyone. We knew at 12 weeks he was ex…

Polícia investiga morte por esganadura de paciente internado com transtorno bipolar em SP

Imagem
Cenas dos filme Um Estranho no Ninho e Bicho de Sete CabeçasSÃO PAULO - A polícia investiga a morte do vigilante Aldo de Jesus Paixão, de 24 anos, ocorrida na madrugada desta quarta-feira no Hospital Geral de Pirajussara, em Taboão da Serra, na Grande São Paulo. Ele estava internado porque sofria de transtorno bipolar. O Instituto Médico Legal (IML) apontou como causa da morte, segundo a família, "asfixia mecânica com constrição de pescoço e esganadura". Funcionários do IML de Taboão da Serra confirmaram a causa da morte descrita pela família. O vigilante estava internado há 17 dias na ala psiquiátrica do hospital. A mãe do paciente, a professora Maria da Glória de Jesus Paixão, de 49 anos, disse não acreditar em um acidente. - Eu assino embaixo que não é acidente, isso foi um homicídio - afirmou a mãe. A Secretaria de Estado de Saúde informou que o hospital iniciou "apuração interna para verificar as circunstâncias em que se deu a morte do paciente". Segundo o hos…

Dois jovens são internados na Fundação Casa por praticarem bullying

Imagem
Os dois jovens encaminhados à Fundação Casa por terem praticado “bullying” (agressão física e psicológica entre colegas) contra um menino de 10 anos em Fernandópolis, a 553 km de São Paulo, só poderão sair para visitar os pais no final de semana.O fim da internação vai depender do comportamento dos dois, mas não pode passar de três anos. Os dois garotos, que têm 13 anos, já tiveram mais de dez passagens pelo Conselho Tutelar de Fernandópolis. A acusação também era de humilhar e agredir outros alunos da escola.A decisão de internar os dois adolescentes foi tomada pelo juiz da Infância e da Juventude Evandro Pelarin na quarta-feira (21). Eles ficarão na Fundação Casa por tempo indeterminado. Fonte:http://g1.globo.com

Pentagon hacker wins a US extradition delay for psychiatric review

Imagem
Gary McKinnon could face 70 years in jail if convictedLawyers for the Home Secretary have agreed to delay moves to extradite Gary McKinnon, the computer hacker, pending a review of fresh psychiatric evidence.Last week Mr McKinnon, who has Asperger’s syndrome, was refused permission to take his case to the Supreme Court and faced 14 days to make representations. But government lawyers have now said that they will set aside the 14-day deadline to take time for consideration of the evidence.Karen Todner, Mr McKinnon’s lawyer, said: “We do take some hope from this. It is the first time that Alan Johnson will have a proper opportunity to consider the reports in this case and it shows that he is taking it seriously. In the meantime we don’t want to be hammering on his door.”Mr McKinnon, 43, from North London, is wanted by US prosecutors for what they have called the “biggest military computer hack of all time”. He faces up to 70 years in prison if convicted.Two High Court judges last week r…

Pesquisa: 1% das crianças americanas sofre de autismo

Imagem
Mais de 1% das crianças e adolescentes dos Estados Unidos podem sofrer de autismo, Síndrome de Asperger ou problemas de desenvolvimento associados, ainda que esses diagnósticos muitas vezes terminem por não se confirmar, de acordo com um relatório do governo norte-americano divulgado esta semana. A estimativa, baseada em pesquisa telefônica envolvendo 78 mil domicílios, publicada pela revista Pediatrics, é a mais alta já apresentada quanto à incidência dos chamados "distúrbios do espectro do autismo", que incluem toda sorte de problema, variando de autismo severo a dificuldades sociais amenas, e passando por "distúrbio generalizado de desenvolvimento", uma descrição aplicada a grande número de crianças perturbadas.Cerca de 40% das crianças cujos pais tomaram parte do estudo, e que receberam esse tipo de diagnóstico, terminaram por superar o problema ou já não se enquadram ao diagnóstico original, constatou o estudo. A estimativa se baseia em crianças cujos pais inf…

Pesquisas identificam possível alvo para tratamento do autismo

Imagem
Estudos genéticos relacionam proteína e conexão entre os neurônios.Análises em autistas comprovaram menor presença da proteína.Através de uma rede cooperativa, que envolve mais de 75 centros de pesquisa, estudos genéticos conseguiram correlacionar os níveis de uma proteína e a conexão entre os neurônios.A proteína Semaforina 5A já havia sido implicada no crescimento dos neurônios e a formação das conexões entre as células cerebrais. Comparando indivíduos portadores de autismo e controles sem a doença os níveis dessa proteína eram mais baixos nos autistas.As análises do tecido cerebral de portadores de autismo, feitas em um estudo paralelo comprovaram a menor presença dessa proteína nos portadores da doença.Esses estudos, segundo o pesquisador Andy Shih, podem reforçar o conceito de que um déficit de integração entre os neurônios esteja envolvido na neuropatologia dessa complicada doença.A partir da comprovação desses achados e da função da proteína semaforina e suas variantes, os pesq…

Autismo, esquizofrenia e retardo mental têm base genética comum

Imagem
ROUEN, França — Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Rouen (norte da França) afirmam ter descoberto uma base genética comum para o autismo, a esquizofrenia e o retardo mental, informou nesta quarta-feira a equipe de neurogenética do laboratório Inserm U 614.A equipe comparou as desordens genéticas de 750 pacientes - divididos em três grupos - que sofrem respectivamente de autismo, esquizofrenia e retardo mental."Encontramos os mesmos tipos de alteração nos mesmos genes envolvidos nessas enfermidades nos três grupos", assegurou Audrey Guilmatre, que faz parte da equipe de neurogenética dirigida pelo doutor Dominique Campion.A equipe estabeleceu, por outro lado, que os genes alterados são os que desempenham um papel nas conexões dos neurônios."Esse tipo de alteração só foi descrito recentemente e, por isso, está se trabalhando seriamente no que significa", explicou Guilmatre.Segundo a pesquisadora, esta descoberta possibilita uma nova aproximação dessas doenças …

Há 40 mil crianças Asperger em Portugal mas muitas abandonam escola na adolescência

Imagem
Quarenta mil crianças e jovens portugueses têm síndrome de Asperger, uma perturbação do desenvolvimento que causa problemas de adaptação social e escolar que na adolescência podem levar ao abandono escolar.Muitos “aspies” querem ser sociáveis e gostam do contacto humano, mas têm dificuldades em fazê-loDar apoio a estes jovens é uma das prioridades da Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger que hoje deu o primeiro passo para a construção do projecto “Casa Grande”, uma residência de formação e reinserção para portadores daquela síndrome. A partir dos 16 anos, explicou a presidente da associação, Piedade Líbano Monteiro, muitos destes jovens abandonam a escola, surgindo então os primeiros problemas na inserção na vida activa. As dificuldades de inserção profissional levam estes jovens à frequência de custos de formação profissional, na expectativa de um emprego estável, mas sem êxito. A “Casa Grande” é um projecto sonhado pela Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger que prete…

Nana nenê, por favor!

Imagem
Ao invés de sonhos, alguns pais vivem um verdadeiro pesadelo ao colocarem os filhos para dormir. Saiba o que fazer para recuperar as noites de sono e o principal, ver seu pequeno saudável e feliz Diferente da adulta, a insônia infantil é classificada como comportamental Depois de um dia cheio, chegar em casa e encontrar o rosto do seu pimpolho te esperando parece compensar qualquer sacrifício. Entre brincadeiras e carinhos, finalmente chega à hora de levá-lo para a cama e o que deveria ser um momento de paz passa a ser um terror. Chora daqui, esbraveja de lá e nada de pegar no sono. Até que, quando finalmente ele parece ter adormecido, começa tudo de novo e lá se vão suas preciosas horas de descanso. A insônia infantil pode se manifestar como uma simples dificuldade de adormecer quando a criança é colocada na cama ou até mesmo de continuar dormindo durante a noite. Saiba o que fazer para estimular os sonhos de seu filho e ter de volta uma noite bem dormida.MotivoA insônia infantil nos…