Transtorno mental é muito frequente entre motoboys

Ao investigar 101 motoboys, Kieling, do Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA), e colegas verificaram que a prevalência de transtornos mentais entre esses profissionais é maior do que na população em geral.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores realizaram diagnósticos psiquiátricos baseados em entrevistas semi-estruturadas e clínicas. Os resultados da pesquisa serão publicados na revista internacional European psychiatry.

Segundo os autores, 75% dos participantes apresentaram pelo menos uma história positiva de transtorno psiquiátrico. "SUD (transtorno relacionado ao uso de substâncias) foi o diagnóstico mais frequente (43,6% por álcool, 39,6% por canabis).

TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) foi associado com um alto número de acidentes de trânsito (p=0,002,), e transtorno de personalidade antissocial (APD) foi associado a um maior número de infrações de trânsito (p=0,007)", destacam no texto.

De acordo com o grupo de pesquisa, os resultados têm implicações para o planejamento de saúde mental pública, que deveria abordar desde prevenção e tratamento de transtornos mentais até a melhora do comportamento do condutor e o aumento da segurança rodoviária.

Fonte:http://www.aquidauananews.com/index.php?action=news_view&news_id=170326