Postagens

Mostrando postagens de Junho, 2010

Aluno com síndrome de Asperger é desafio para educação inclusiva

Imagem
Animação em cartaz nos cinemas traz personagem com AspergerCom dificuldade de interagir, fazer amigos e tendência a se isolar, o aluno com síndrome de Asperger é um dos desafios para a educação inclusiva. A doença é considerada um tipo leve de autismo que não afeta o desenvolvimento intelectual. É comum que os “aspies” – como são chamados – tenham inteligência acima da considerada “normal.”Especialistas defendem que as crianças que apresentam este tipo de síndrome podem - e devem - frequentar escolas regulares. “As pessoas aprendem de jeitos diferentes e a pluralidade faz com que a escola fique cada vez mais interessante. Ambientes homogêneos são desinteressantes”, diz Liliane Garcez, coordenadora do curso de pós-graduação inclusiva do Instituto Vera Cruz.Para Liliane, o papel da escola é aproveitar o potencial do aluno e canalizá-lo para os demais conteúdos da série que cursa. "É preciso aprofundar o conhecimento sobre estas síndromes para melhorar a qualidade de vida de todas a…

Ex-hacker que denunciou militar cai em desgraça com ex-fãs

Imagem
Adrian Lomo vive a experiência inédita de ser aplaudido por ex-críticos e criticado por ex-fãs Depois de denunciar um militar que acabou preso por vazar vídeos do Exército americano, inclusive o ataque de helicópteros Apache contra civis no Iraque, o ex-hacker americano Adrian Lamo, 29 anos, começou a receber ameaças. Desde a divulgação da história, ele deixou de ser um dos "heróis" da comunidade hacker dos Estados Unidos, passando a ser visto por alguns como um traidor.O soldado Bradley Manning, um analista de inteligência de 22 anos que servia próximo a Bagdá, no Iraque, alegadamente está preso no Kwuait enquanto o caso é investigado. Lamo, conta o jornal The Sacramento Bee, continua morando no Condado de Sacramento, na Califórnia. Na quinta-feira passada, não havia recebido ainda proteção, mas o FBI (a polícia federal americana) e o Exército estavam em contato com ele em busca de informações. A decisão de procurar as autoridades causou uma reviravolta na vida de Lamo. Pes…

Metade dos doentes bipolares sofrem hipertensão

Imagem
Hipertensão pode estar relacionada com a gravidade da doença bipolar Metade das pessoas que sofrem de doença bipolar é hipertensa, concluiu um estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.O estudo adianta ainda que quanto mais novos forem os indivíduos que sofrem da doença mental mais probabilidades têm de desenvolver hipertensão.Para este estudo foram analisados pacientes internados que ajudaram a entender que a doença bipolar não está apenas relacionada com problemas cardiovasculares e diabetes como se pensava anteriormente.“Há uma forte relevância clínica para a descoberta de que a hipertensão pode estar relacionada com a gravidade da doença bipolar”, garantiu Dale D’Mello, o psiquiatra que coordenou a investigação.D’Mello explicou ainda que “há uma certa semelhança nas duas condições: ambas podem ser desencadeadas por stress e estão vinculadas à excreção de noradrenalina, uma hormona que afecta a forma como o cérebro reage ao stress” e influencia o humor, a ansiedade, o …

Mudanças constantes de ambiente na infância podem contribuir com pior nível de bem-estar

Imagem
Mudar de cidade ou mesmo de vizinhança pode ser estressante em qualquer idade, mas um novo estudo feito pela Universidade de Virginia e publicado no periódico Journal of Personality and Social Psychology indicou que essas realocações frequentes durante a infância podem levar a um pior nível de bem-estar na idade adulta, especialmente entre pessoas introvertidas.Os pesquisadores procuraram relações entre os números de mudanças na infância e o bem-estar sentido (que os participantes indicavam em autoavaliações) em mais de 7 mil indivíduos, que foram acompanhados por aproximadamente 10 anos. “Nós já sabíamos que crianças de famílias que se mudam constantemente são mais propensas a terem um histórico escolar abaixo da média, além de diversos problemas de comportamento”, diz Shigehiro Oishi, principal autor do estudo. “Entretanto, os efeitos em longo prazo no bem-estar nunca foram o foco das pesquisas.”Mais mudanças, menor satisfaçãoOs participantes do estudo, com idades que variavam entre…

O Rock e o TDAH

Imagem
Estudos têm demonstrado que o uso da música rock pode ser terapêutico para algumas crianças com TDAH. Uma pesquisa realizada na Universidade de Ciências da Saúde de Oregon testou os efeitos do rock em oito meninos portadores de TDAH.A estrutura desse estudo exploratório foi baseada em três conceitos:O ritmo e a batida intensamente repetitiva do rock estimulam o despertar crescente do cérebro; A batida da música rock sobrepuja as distrações ambientais e provoca resposta orientadora em crianças com TDAH; Música rock, com sua batida repetitiva, tende a provocar uma redução na tensão dos músculos do esqueleto, resultando em redução da atividade motora Os resultados obtidos revelaram que, para os oito sujeitos da pesquisa, a música rock realmente tinha um efeito significativo no nível de atividade.Fonte:Cripe, Frances F.  "Rock Music as Therapy for Children with Attention Deficit Disorder:  An Exploratory Study". Journal of Music Therapy, XXIII (1), 1986, 30-37 Copywright by the …

Transtorno bipolar virou diagnóstico 'desejável' na Grã-Bretanha

Imagem
Celebridades falando sobre suas condições e associação do problema com criatividade estariam entre as razões, afirmam psiquiatras.Uma dupla de psiquiatras britânicos alertou para um novo fenômeno: o fato de que muitas pessoas estão se autodiagnosticando com transtorno bipolar ou pedindo para que médicos façam esse diagnóstico.Segundo os psiquiatras Diana Chan e Lester Sireling, do hospital St. Ann, em Londres, o fenômeno se deve ao aumento da conscientização pública em relação à condição e ao fato de que várias celebridades no país estão falando abertamente sobre serem bipolares.Isso, segundo eles, tem feito com que o transtorno seja mais aceitável e tenha menos estigma.Os psiquiatras disseram ainda que os pacientes podem ainda estar buscando um status social mais alto, já que a condição costuma ser associada a pessoas criativas como o ator britânico Stephen Fry, que vem discutindo abertamente seu diagnóstico.Desde que o ator veio a público para falar sobre sua condição, psiquiatras b…

Why patients are saying 'I want to be bipolar'

Imagem
Mental illness has long been considered a stigma, with people often going to great lengths to hide the fact that they have problems.Stephen Fry's story has inspired others to come forward But now there has been a new phenomena.In this week's Scrubbing Up psychiatrist Dr Diana Chan explains that some people are actually asking to be diagnosed with bipolar disorder.For many years, there has been a huge stigma attached to mental illness. This has evolved from the days of institutionalisation in the asylums, psychiatric treatments such as electroconvulsive therapy and media coverage of schizophrenia-related deaths.Given the stigma, it seems highly unusual that there is now a group of people who are actively seeking out a diagnosis of a mental disorder and want to be known as bipolar.Celebrity EffectSuch presentations were rare until about three years ago.Dr Lester Sireling and I have looked into the popularity of bipolar disorder as a self-diagnosis. We believe the phenomena could…

Estresse infantil: pais desconhecem o que deixa os filhos preocupados

Imagem
Um novo estudo mostra que os pais não estão atentos aos sinais de estresse nos seus filhos.
Estudos feitos pela Academia Americana de Psiquiatria (APA) mostram que há uma grande distância entre pais e filhos: os fatores que as crianças indicam como sendo os focos de suas preocupações nem sempre são enxergados, pelos pais, como algo que poderia estressá-las. Isso pode ter repercussões em longo prazo na saúde física e mental desses indivíduos.
Os estudos acompanharam crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos, que indicaram que suas maiores preocupações, entre outras coisas, eram sobre seus afazeres escolares, o que pensar do futuro acadêmico e sobre as finanças da família. Esses indivíduos também reportaram sofrer de dores de cabeça constantes, problemas para dormir e dores ou complicações estomacais. Mas o que surpreendeu os pesquisadores foi a total falta de conhecimento, por parte dos pais, sobre os problemas dos filhos.

Apenas 13% dos pais entrevistados notaram o estresse nos filhos

Memória musical

Imagem
Harmonia, ritmo, tons, timbres, notas e contornos melódicos: todos somos capazes de perceber a musicalidade que existe ao nosso redor
Até onde a educação musical pode influir nos domínios cognitivos e motores da criança

Graças à memória musical, boa parte do que ouvimos nos primeiros anos de vida pode ficar gravado no cérebro pelo resto de nossa existência. Embora não seja definida uma idade mínima para que a criança inicie esse aprendizado - que envolve habilidades de coordenação motora, linguística, visuais e espaciais - é sabido que, quanto mais cedo, intensa e regular for a prática musical, maiores serão os efeitos sobre a mente dos pequenos.

"Vários domínios e habilidades cognitivas irão gerar novas conexões neurais na estrutura cerebral", afirma o músico Hugo Cogo Moreira, doutorando em Psiquiatria pela Unifesp (Escola Paulista de Medicina), onde estuda a efetividade da educação musical nos domínios cognitivos e motores em crianças com problemas de leitura.

Ele será um…

"O bullying é um ato covarde"

Imagem
Capa do livro “Bullying: Mentes Perigosas nas Escolas” (Editora Fontanar)
Em entrevista ao iG Delas, ela afirma que, além da mudança comportamental dos pais perante ao filhos, a escola também deve se impor contra o bullying, e alerta: para as vítimas, geralmente crianças e jovens com problemas de autoestima, as consequências psicológicas podem ser dramáticas e irreparáveis.

iG: Quais são os principais problemas que a vítima de bullying enfrenta?

Ana Beatriz: As consequências são as mais variadas e dependem muito de cada indivíduo, da sua estrutura, vivências, pré-disposição genética, da forma e da intensidade das agressões. Os agressores (bullies) sempre escolhem um aluno-alvo que se encontra em franca desigualdade de poder e que já apresenta baixa autoestima. É um ato covarde. Os problemas mais comuns que observo em consultório são: desinteresse pela escola, problemas psicossomáticos (desconforto abdominal, taquicardia, suores, dor de cabeça, doenças autoimunes, insônia, falta de co…

O boom dos antidepressivos

Imagem
Em cinco anos, a venda de antidepressivos no Brasil subiu 48%. Segundo especialistas, o aumento nas vendas desse tipo de medicamento se deve à prescrição exagerada da "pílula da felicidade", tanto por médicos de outras áreas quanto para pacientes sem depressão
As estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) para os próximos 20 anos não são das mais animadoras. Segundo levantamento da instituição, a depressão será, em 2020, a segunda doença mais prevalente do mundo, atrás somente do infarto agudo do miocárdio. Mas, em 2030, apenas uma década depois, o transtorno psiquiátrico — também conhecido como “doença da alma” — já ocupará a primeira colocação do ranking, à frente de outros males como câncer e aids.

A julgar pelos cálculos da OMS, os antidepressivos serão, em pouco tempo, o medicamento mais vendido do planeta. No Brasil, eles já são a quarta classe de remédios mais comercializados, depois de anti-inflamatórios, analgésicos e contraceptivos. Nos últimos cinco anos, s…

Más incentivos y menos fármacos para niños hiperactivos

Imagem
Fármacos estimulantes como el Ritalin son recetados a algunos niños con TDAH.
Los cerebros de los niños que padecen del trastorno por déficit de atención e hiperactividad (TDAH) responden a retribuciones o incentivos instantáneos de forma similar que a los fármacos, afirman científicos.

Un equipo de investigadores de la Universidad de Nottingham, en el Reino Unido, midió la actividad cerebral de los pequeños a través de un electroencefalograma al tiempo que estos jugaban con computadoras.

Los científicos diseñaron un juego que buscó examinar la habilidad para resistir conductas impulsivas a través del sistema de recompensas y castigos. Los niños con TDAH fueron evaluados con medicación y sin ella.

El objetivo de la prueba era analizar cómo los incentivos de conducta repercutían en el cerebro en comparación a las drogas comúnmente utilizadas para inhibir el trastorno. Los resultados fueron semejantes.

El hallazgo, que apareció en la publicación científica Biological Psychiatry, podría …

New revisions causes stir among Autism, Asperger’s community

Imagem
The American Psychiatric Association proposed a controversial change in February to its manual that would make Asperger’s syndrome part of autism spectrum disorders rather than a separate diagnosis. In the current edition of the Diagnostic and Statistical Manual, which helps health professionals identify conditions, it is not listed under autism.
“I think there’s going to be a lot of concern in the community about that,” said Angelo Martinez, executive director of The Jericho School, a private school in Jacksonville, Fla. that specializes in teaching children with autism and developmental disabilities. Students with autism at Flagler College would be impacted by revisions to the manual, but Martinez is unsure the changes are beneficial.

“I do think there should be a different diagnosis,” he said. “It can be potentially detrimental to children with Asperger’s and also to families who are trying to have a better understanding of their child with Asperger’s.”

The revisions are considered…

Jovens de até 20 anos têm menor capacidade de concentração

Imagem
Adolescentes usam mais o cérebro para se concentrar
Adolescentes possuem o cérebro mais confuso e suscetível a distrações do que adultos, indicou uma nova pesquisa publicada no Journal of Neuroscience.

Segundo os pesquisadores da University College London até 18,8 anos os jovens têm mais dificuldades de concentração, o que vai melhorando gradualmente com a idade até atingir nível estável perto dos 20 anos.

Ao contrário do que os cientistas imaginavam, o cérebro não está completamente desenvolvido até os vinte e tantos anos. Seu funcionamento ainda é caótico, com grande atividade no córtex pré-frontal, responsável pela tomada de decisões e multitarefa, o que mostra que o cérebro opera com menos eficiência do que o de adultos.

Assim, os adolescentes precisavam usar mais o cérebro para se focar na atividade proposta na pesquisa que era indicar formas de letras que apareciam na tela em momentos com e sem distrações. Os jovens prestavam mais atenção nos objetos fora da atividade.

O estudo …

Quando o casamento se torna vítima do transtorno de uma criança

Imagem
Pesquisadores anunciaram este mês que ter um filho com autismo não aumenta a probabilidade de os pais se divorciarem. Foi a refutação da crença muito comum – mas pouco documentada – de que os esforços para cuidar de uma criança doente ou difícil costumam separar os casais.

O fato de que o divórcio não é uma norma apresenta um conforto ainda que pequeno para os casais que estão se desdobrando para atender as necessidades especiais de seus filhos. Um desses casais tem um menino de cinco anos de idade com déficit de atenção e transtorno de hiperatividade, ou TDAH, em inglês, desordem pervasiva do desenvolvimento, e psicose, entre outras coisas. Eles têm cicatrizes das vezes que foram arranhados e apanharam durante os acessos de raiva do filho.

O menino, que tomou vários remédios por muitos anos, já foi expulso de uma escola terapêutica destinada a crianças com todos os tipos de dificuldades. A mãe costuma escrever sobre a história da família no site hopefulparents.org, identificando-se c…

Educación especial para la diversidad

Imagem
La educación cubana ofrece muchas esperanzas a los niños autistas.
El autismo constituye uno de los desafíos más complejos que enfrenta actualmente la comunidad científica a nivel mundial, y en Cuba constituye una de las especialidades más jóvenes en el campo de la pedagogía.

En la década de los 90 se dieron los primeros pasos en la Isla para la atención a niños autistas, en la escuela para niños con trastornos de conducta Cheché Alfonso del capitalino municipio Plaza de la Revolución.

Allí se ubicó de manera experimental un salón donde un grupo pequeño de esos niños eran atendidos por docentes del Centro de Referencia Latinoamericano para la Educación Especial (CELAE).

Para dar respuesta educativa a todos los niños diagnosticados con ese mal en el país, se inaugura, en el 2002, la Escuela Especial Dora Alonso, ubicada en Ciudad Escolar Libertad. Y posteriormente se crea otra en Santiago de Cuba. En ambos centros laboran especialistas altamente calificados.

La master en educación es…

Los neurólogos y psiquiatras apuestan por tratamientos a la carta de acuerdo a los resultados genéticos de cada paciente.

Imagem
La Fundación de ayuda a la infancia (FUNDAICYL) celebra sus sextas jornadas para avanzar en los tratamientos del TDAH (Trastorno de Hiperactividad y Déficit de Atención), que afecta a un 7% de la población.
- Los especialistas neuropediatras y psiquiatras de adultos han participado en las sextas Jornadas organizadas por la Fundación de Ayuda a la Infancia de Castilla-León (FUNDAICYL) para avanzar en las investigaciones científicas de los tratamientos para el TDAH (Trastorno de Hiperactividad y Déficit de Atención), que afecta a un 7% de la población española, según la Organización Mundial de la Salud (OMS).

- El Doctor Fernando Mulas, Jefe de Neuropediatría del Hospital La Fe de Valencia, ha revelado por primera vez que su hospital participa en un proyecto internacional denominado (Project The International Multi-Centre-Gene), Proyecto IMAGE, en el que están colaborando miles de pacientes afectados por este trastorno de todos los países de Europa, (200 pacientes por parte del hospit…