Postagens

Mostrando postagens de Dezembro, 2010

Globo Vídeos - Brasil é segundo maior consumidor mundial de ritalina

Imagem

Cientistas descobrem gene vinculado a 130 doenças cerebrais

Imagem
PARIS — Cientistas anunciaram a descoberta de uma série de proteínas que desempenham um papel crítico no desenvolvimento de mais de 130 doenças cerebrais.
O estudo, divulgado no domingo, também ressalta um vínculo surpreendente entre três doenças - inclusive os males de Alzheimer e Parkinson - e a evolução do comportamento humano, afirmaram.

O cérebro humano é um labirinto de milhões de células nervosas especializadas, interconectadas por bilhões de sinais eletroquímicos, denominados sinapses.

Entre estas sinapses estão proteínas que se combinam, formando uma máquina molecular conhecida como densidade pós-sináptica ou PSD (na sigla em inglês), que se acredita que interrompa o funcionamento sináptico, provocando doenças e mudança de comportamento.

Em artigo publicado na revista Nature Neuroscience, Seth Grant, do Instituto Wellcome Trust Sanger, da Grã-Bretanha, conduziu uma equipe que extraiu as PSDs das sinapses de pacientes que se submeteriam a cirurgia cerebral.

"Nós descobrim…

Criador do Facebook é eleito personalidade do ano pela revista "Time"

Imagem
Marck Zuckerberg, o criador da rede social Facebook, foi eleito pela revista Time como a personalidade do ano de 2010.
A revista justificou a escolha destacando a maneira com que o site alterou a forma de as pessoas se relacionarem.
"Por conectar mais de meio bilhão de pessoas e mapear as relações entre elas; por criar um novo sistema de trocar informações; e por alterar a forma com que vivemos nossas vidas, Mark Elliot Zuckerberg é eleito a personalidade do ano de 2010 da Time", indica a publicação em seu site.
No artigo que acompanha o anúncio do prestigiado prêmio, a "Time" relembra a história da criação do site, tema também do filme "A Rede Social", atualmente em cartaz no Brasil.
A ideia surgiu em 2004 quando Zuckerberg era um estudante da Universidade de Harvard.
"Quase sete anos atrás, em fevereiro de 2004 (...) ele começou um serviço na web a partir do seu dormitório (...). Este ano, o Facebook adicionou seu 550.000.000º membro. Uma em c…

A Rede Social

Imagem
A Rede Social
The Social Network
Direção: David Fincher
Roteiro: Aaron Sorkin
Elenco: Justin Timberlake (Sean Parker), Armie Hammer , Rashida Jones, Rooney Mara, Max Minghella, Jesse Eisenberg (Mark Zuckerberg), Andrew Garfield (Eduardo Saverin)
Sinopse: Em uma noite de outono, em 2003, graduado em Harvard e gênio em programação de computadores, Mark Zuckerberg se senta em seu computador e acaloradamente começa a trabalhar em uma nova idéia. No furor dos blogs e programação, o que começa em seu quarto logo se torna uma rede social global e uma revolução na comunicação. Em apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Mark Zuckerberg é o mais jovem bilionário da história... Mas para este empresário, o sucesso traz complicações pessoais e legais. A Rede Social é um filme que prova que não é possível chegar a 500 milhões de amigos sem fazer alguns inimigos. O filme é produzido por Scott Rudin, Dana Brunetti, Michael De Luca e Ceán Chaffin; e baseado no livro "The Accident…

Régis Rösing mostra como o esporte ajuda crianças com autismo a evoluir

Imagem
Repórter do "Esporte Espetacular" revela como jovens autistas podem passar a interagir com o mundo exterior após terem contato com a ginástica olímpica
O autismo é classificado como um transtorno definido por alterações antes dos três anos de idade e que se caracteriza por alterações na comunicação, interação social e uso da imaginação. Crianças com autismo vivem em um mundo só delas, não interagem com o que há em volta. Para elas, o mundo interior é muito maior do que o exterior. Mas o trabalho de um ex-atleta de ginástica olímpica, o professor Rodrigo Brivia, está surpreendendo médicos especialistas no assunto e, principalmente, os pais dessas crianças. Rodrigo usa todos os aparelhos da ginástica olímpica como parte do tratamento. Simula competição, vibração, faz os movimentos como se estivesse se apresentando com a criança do lado e, de repente, o que ele faz começa a ser imitado. As crianças pulam de alegria, brincam, e algumas começam a dizer as primeiras palavras.
O es…

Johnny Depp diz não gostar de telefone celular

Imagem
Johnny Depp não é do tipo que adora as novidades da tecnologia e trata a privacidade como item número um em sua vida. De acordo com o site Access Hollywood, o ator disse que não morre de amores por telefone celular. “Simplesmente não gosto da ideia de estar acessível o tempo todo”, contou Depp.
O ator também revelou qual é a forma de comunicação que ele costuma usar. “Temos a internet e coisas assim, e eu acho que essa é a forma mais segura e mais interessante de comunicação”, completou o astro de Piratas do Caribe.
Fonte: http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/famosos/2010/12/12/264219-johnny-depp-diz-nao-gostar-de-telefone-celular

Preguiçosos se saem melhor em atividades divertidas

Imagem
A forma como se descreve uma tarefa influencia no rendimento dos alunos
Em uma sala de aula é possível encontrar todos os tipos de alunos. Os preguiçosos, por exemplo, em geral, são tão inteligentes quanto os demais, porém, parecem não se importar em parecer medíocres. Um estudo realizado pelos psicólogos William Hart, da Universidade de Alabama, e Dolores Albarracin, da Universidade de Illinois, sugere que basta classificar uma tarefa como “divertida” para que os menos esforçados superem os que geralmente se destacam. Os resultados indicam que a maneira de um educador descrever uma atividade pode influenciar muito no bom rendimento dos alunos.

Para chegar a essa conclusão os pesquisadores classificaram os estudantes com habilidades semelhantes, distribuindo-os em categorias como dedicados ao sucesso ou interessados em diversão. Depois, fizeram com que olhassem na tela do computador onde foram apresentadas palavras e expressões relacionadas ao bom aproveitamento como “vença” e “seja …

Neurônio autista pode ficar normal, revela pesquisador brasileiro

Imagem
Brasileiros revertem neurônio autista em normal.
Um estudo dirigido pelo biólogo brasileiro Alysson Muotri e publicado recentemente na revista científica “Cell” renova as esperanças para o tratamento da sindrome de Rett, um dos tipos de autismo, doença que atinge milhões de pessoas em todo o mundo.

Com a ajuda de outros dois pesquisadores brasileiros, Cassiano Carromeu e Carol Marchetto, o cientista Alysson Muotri consegui provar que é possível reverter um neurônio "autista" para um neurônio normal . Para isso, foi utilizada uma técnica desenvolvida em laboratório com medicamentos que, pelo menos por enquanto, não podem ser testados em seres humanos.

A revelação de que neurônios autistas, que tem um núcleo menor e ramificações mais curtas que dificultam a "comunicação" entre eles, podem ser corrigidos através do uso de substâncias que reprogramam a célula, cria a perspectiva de se desenvolver tratamentos para combater uma doença ainda muito estigmatizada pela soci…

Julia Ormond Gives Emmy to Mother of Temple Grandin at Vista Del Mar Autism Conference

Imagem
More than 250 people attending a daylong autism conference sponsored by Vista Del Mar Child and Family Services were brought to tears as renowned British actress Julia Ormond presented Eustacia Cutler the 2010 Emmy Award she received for portraying her in the movie about her daughter, Temple Grandin.

Ormond, who participated in the conference to officially present Cutler the Baron Inspiration Award, stated, "I know that as a young woman Eustacia Cutler's dream was to be an actress. She put aside her own dream and sacrificed everything for her children. Knowing Eustacia as I do, I believe she would have been an incredible actress. Instead, she played the most important role a woman can play in life... that of a loving and caring mother and, for that, I want her to have my Emmy."

Hosted by Vista Del Mar Child and Family Services' Julia Ann Singer Center, the conference is designed to benefit parents of children with autism and professionals in the autism field.

In he…

Mãe de duas crianças com autismo tem dificuldade para encontrar escola para os filhos

Imagem
Portadores de grau leve do transtorno que afeta a comunicação, os dois irmãos foram rejeitados por colégios da CapitalEncontrar uma escola para seus dois filhos — uma menina de seis anos e um menino de três — se transformou em drama para uma mãe em Porto Alegre. Portadoras de um grau leve de autismo, as crianças já foram rejeitadas em duas escolas particulares próximas de sua casa. Agora, a mãe pensa em se mudar para perto de um colégio que aceite o casal de irmãos. Motivado por casos como esse, o Ministério Público Estadual (MPE) tem um inquérito civil sobre inclusão escolar em andamento na Capital.
A mãe das crianças, Alessandra Araújo Gudolle, conta que a menina atualmente cursa a 1ª série do Ensino Fundamental no colégio Pastor Dohms, no bairro Cavalhada, onde mora. Porém, como a escola vai se transferir para outra região da cidade, Alessandra se viu obrigada a procurar um novo estabelecimento para Júlia fazer a 2ª série, e o irmão menor, Eduardo, ingressar na pré-escola. Até agor…

Especialistas aconselham mais atenção aos jovens

Imagem
O caso da jovem de 17 anos que foi internada e passou por uma cirurgia após engolir uma escova de dentes reacendeu o debate sobre os transtornos alimentares que atingem as adolescentes e que se manifestam silenciosamente, mas são extremamente danosas à saúde, como a bulimia e anorexia.

Depois de três meses com uma escova de dente no estômago, a jovem de 17 anos retirou no último sábado, 6, o objeto. A adolescente que sofre de bulimia engoliu acidentalmente a escova, de 20 centímetros, após tentar provocar vômitos logo depois de comer. A família só descobriu o problema depois que ela passou a reclamar de fortes dores no estômago.

COMPULSÃO
Segundo a psicóloga Niamey Granhen, A bulimia é um transtorno alimentar que o Código Internacional de Doenças (CID) classifica como “compulsão para o alimento”. “A bulimia é diferente da anorexia, que é um transtorno onde a pessoa não come. A pessoa bulímica é aquela que come e vive a culpa, a purgação”, explica. “Ela coloca para fora não só a comida…

Maus-tratos contra crianças cresceram 36% no 1º semestre de 2010

Imagem
PERIGO EM CASA

Os maus-tratos a crianças aumentaram 36% no primeiro semestre de 2010, segundo levantamento do Hospital das Clínicas da capital paulista. O serviço social da entidade atendeu a 60 casos no período, incluindo uma tentativa de suicídio de uma menina de 13 anos, vítima de agressões psicológicas dos pais. Na maior parte dos atendimentos, a mãe era a responsável pela agressão.

INDEFESOS
O estudo também leva em consideração dados levantados pelo pediatra Antônio Carlos Alves Cardoso, que atua no Instituto da Criança do HC e fez tese de doutorado sobre o tema. Segundo ele, 75% das agressões são contra crianças de até dois anos, e a violência dos pais é a causa de 60% das ocorrências. O abuso sexual corresponde, em média, a 10% dos casos.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br

Diagnóstico: hiperactividad

Imagem
Unos 1.100 niños en La Rioja sufren hiperactividad, la mayoría sin saberlo .Son entre el 5 y el 7% de la población escolar; sus padres piden a los ámbitos sanitario y educativo que les presten «más dedicación»
A un niño con diabetes no le castigan por desmayarse en clase a causa de un bajón de azúcar; en cambio a un niño con hiperactividad sí le castigan por mostrar su sintomatología, es decir, por ser revoltoso». Esta comparación ilustra el relieve actual de un trastorno psicológico científicamente probado y que siempre ha existido pero no se ha empezado a diagnosticar hasta hace pocos años: el déficit de atención, con o sin hiperactividad (TDAH). Unos 1.100 niños riojanos padecen hoy este problema «y la mayoría no lo saben, están sin diagnosticar», según datos de la Asociación Arpanih de La Rioja (Padres de Niños Hiperactivos). Son entre el 5 y el 7% de la población escolar de la región, un promedio de «uno o dos por aula».

El desconocimiento de la enfermedad es el principal proble…

Mães colocam crianças em "Baby Brother" na internet; especialistas criticam

Imagem
Meu primeiro maiô. Dois meses. Três meses. Minha primeira boneca. Tentando bater palma. Minha primeira praia. Primeira Páscoa.
É publicando textos com esses assuntos em um blog que a técnica em telecomunicação Viviane Trupel, 29, quer guardar momentos da infância de sua filha.

Assim como ela, muitas outras mães, e pais, fazem o mesmo: divulgam na internet, com textos, fotos e vídeos, informações íntimas de seus filhos recém-nascidos.

Se, por um lado, deve ser bom ter registrados momentos que normalmente não lembramos, por outro, gera uma superexposição, criticada por especialistas.

Além da segurança, eles falam da questão psicológica, já que depois a criança pode achar ruim a divulgação de sua vida na internet.

"Qualquer evento do desenvolvimento da criança, sempre que colocado em ambiente público, como a internet, dá margem a que outras pessoas tenham acesso", afirma Aderson Costa, professor do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento da UnB.

Costa cita…

Rudely Interrupted – Neurodiversidade

Imagem
Veja a pessoa e não a deficiência
A primeira vista a Rudely Interrupted é uma banda pop qualquer, com uma “vibe” dos anos 80. No entanto cinco dos seis membros da banda são deficientes mentais, alguns com deficiências realmente severas. O vocalista, Rory Burnside, por exemplo, tem Síndrome de Asperger, mas também tem um tom perfeito. Marcus Stone, o tecladista, além de Asperger tem apenas 20% da capacidade auditiva. A percussionista Connie Kirkpatrick tem Síndrome de Down e é completamente cega. O único membro da banda que não é deficiente é o terapeuta musical Rohan Brooks, que teve a idéia da banda para ajudar seus pacientes. E o Rudely Interrupted é muito melhor do que várias bandas que temos por aí. Ouça o som deles e você verá que eles são realmente contagiantes.
Fonte:http://projetofloreser.blogspot.com/2010/11/close-my-eyes-rudely-interrupted.html
Fonte:http://www.adjorisc.com.br/jornais/obarrigaverde/variedades/veja-as-10-bandas-mais-estranhas-do-mundo-1.365946

Cérebro cresceu para ajudar vida social, afirma novo estudo

Imagem
Pesquisa britânica mostrou que primatas e baleias tiveram o maior aumento cerebral
Por que diabos uns poucos mamíferos "privilegiados" -baleias, elefantes e macacos, entre os quais o homem- ganharam um cérebro avantajado de presente da evolução? A vida social é a resposta, diz novo estudo.
Susanne Shultz e Robin Dunbar, ambos da Universidade de Oxford (Reino Unido), publicam os resultados na edição desta semana da revista científica "PNAS". A intenção da dupla era tentar dar um basta na antiga bagunça envolvendo a evolução do tamanho do cérebro.
Diferentemente do que muita gente imagina, o ser humano está longe de ser o bicho mais bem dotado de miolos. Em termos absolutos, o cérebro das baleias e golfinhos é bem maior.
Se o tamanho proporcional da massa encefálica é levado em conta, a coisa fica ainda mais estranha: os diminutos musaranhos-arborícolas, parecidos com pequenos roedores, ganham a parada. Para os cientistas, isso mostra que nenhuma dessas medidas capt…

Maus hábitos podem ajudar a combater distúrbios?

Imagem
Cientistas descartaram a cafeína e a nicotina como substâncias protetoras, mas encontraram nelas componentes promissores para combater o Parkinson
Alguns estudos têm mostrado que consumidores compulsivos de café e fumantes têm menos risco de apresentar a doença de Parkinson. Inspirados nesses resultados, cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, decidiram aprofundar as pesquisas e começaram a investigar como o café forte e os cigarros afetam as moscas-das-frutas. Os tremores e outros sintomas motores comuns em pacientes com Parkinson são desencadeados pela morte de células cerebrais responsáveis pela produção do neurotransmissor dopamina; assim, os pesquisadores usaram moscas que haviam sido geneticamente modificadas para que as células de dopamina morressem em razão do envelhecimento. Quando o pesquisador Leo Pallanck e seus colegas alimentaram as cobaias com extratos de café e de tabaco, descobriram que os neurotransmissores dopamina dos insetos sobreviveram mai…

Rede Estadual deve tratar dislexia e hiperatividade

Imagem
Maranhão - A Assembleia Legislativa aprovou esta semana, em primeiro turno, o projeto de lei que estabelece medidas para a identificação e tratamento da Dislexia e Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) nas redes estadual e privada de educação. De autoria do deputado Joaquim Haickel (PMDB), a matéria objetiva a detecção precoce e acompanhamento dos estudantes com esses distúrbios.

De acordo com o projeto, o Estado garantirá a realização de exames e avaliações neuropsicológicas nos alunos matriculados no 1º ano do ensino fundamental e de qualquer série admitidos por transferência de outras escolas que não pertençam às redes pública e privada do estado. E manterá a permanente capacitação dos educadores para que eles possam identificar os sinais de dislexia e TDAH nos estudantes.
Pela proposta, caberá à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) firmar parceria com a rede privada para a oferta de cursos de capacitação e treinamento, além da composição de uma equipe multidis…

Síndrome dos maus tratos a crianças aumenta 36%

Imagem
Mães estão entre os principais agressores; 75% das vítimas têm menos de 2 anos
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo (HC/FMUSP) constatou aumento de 36% nos casos de maus tratos a crianças no primeiro semestre de 2010, em relação ao mesmo período de 2009. O abuso sexual corresponde, em média, a 10% das ocorrências. “Em 60% dos registros os agressores foram os próprios pais, com prevalência das mães, já que estas geralmente passam mais tempo com os filhos e muitas vezes acabam descontando nas crianças as frustrações e irritações com o companheiro”, afirma o pediatra Antônio Carlos Alves Cardoso, que defendeu tese sobre o tema. Sua pesquisa foi realizada no Instituto da Criança do HC.

Segundo o especialista, cinco em cada cem crianças agredidas morrem por causa da violência. Os meninos são as principais vítimas, pois têm mais cólicas e choram mais, o que faz alguns adultos perderem a paciência. Cardoso afirma que além dos pais, os agressores mais f…

«Cuando se sienten al fin comprendidos, cambian»

Imagem
Madres con hijos hiperactivos narran sus experiencias: «Aún son niños con muy mala prensa; y no tienen la culpa»
«Los docentes deberían cambiar no el temario sino las formas de trabajar con ellos».Prefieren no hacerse fotos, y en muchos casos, tampoco decir nombres. «Nos encantaría, pero significaría estigmatizar a nuestro hijo, mucha gente aún no ve bien o no entiende este problema, son niños con mala prensa», dicen.

La primera en contar su historia es la propia presidenta de Arpanih, María Jesús Galilea. Tristemente, su hijo falleció en 2008 en un accidente laboral, cuando cumplía 19 años edad «y estaba empezando a vivir, tras una infancia complicada por su trastorno», explica ella, que siempre le lleva en el recuerdo: «Era un cielo, muy detallista, muy cariñoso». Según relata, pasaron sus años de niño en un pueblo riojano «en el que pagué los cristales de todos los pabellones, aunque dudo que todos los rompiera él». Al pequeño le diagnosticaron TDAH a los cinco años. En la guarde…

Texting after bedtime can make teens even moodier

Imagem
Distraction: Across both sexes, emails and texts woke them up once a night on average and a worrying 77 per cent had persistent trouble getting to sleep