Postagens

Mostrando postagens de Março, 2011

Humilhação pode render ação

Imagem
A advogada Leda Maria Messias da Silva, doutora em Direito do Trabalho e professora de graduação e mestrado, explica que, embora não haja uma legislação em âmbito nacional para reprimir o assédio moral, existem maneiras legais de o empregado se defender na Justiça caso venha a sofrer, no ambiente de trabalho, o chamado assédio moral. Ela explica que o termo assédio moral é mais usado quando a prática acontece nas relações de trabalho e o chamado bullying, no ambiente escolar. No entanto, em ambos existe a prática de humilhações e constrangimentos, repetitivos e abusivos, contra a vítima. A professora esclarece, ainda, que a prática é mais recorrente no ambiente empresarial do que nas escolas ou no ambiente familiar. Para se defender, aconselha Leda, o empregado deve se munir do maior número de provas possíveis de assédio moral. "Guarde bilhetes, anote os dias e horários em que sofreu as humilhações e procure só falar com o assediador em público para ter possíveis testemunhas. Até gr…

Médica pede que não fumem na casa ou no carro

Imagem
Ermelinda Alves, médica responsável pela consulta de cessação tabágica do Centro de Saúde do Bom Jesus, apela às pessoas para não fumarem dentro de casa ou no interior do automóvel quando estão crianças por perto.
O fumo passivo provoca otites, bronquites, infecções respiratórias e doenças malignas como tumores cerebrais, leucemias, entre outras. Além disso, está provado que a incidência do cancro no cérebro e as leucemias são mais frequentes em filhos de mães fumadoras. Depois da lei que impede o fumo em ambientes fechados, excepto em casos especiais, Ermelinda Alves diz que agora é tempo de consciencializar para as atitudes a assumir em ambientes privados. «Há um trabalho a fazer, porque os fumadores activos têm de perceber que não podem pôr em risco a saúde das crianças», observa a responsável pela consulta de cessação tabágica que, neste momento, acompanha mais de 1.300 pessoas. «Ainda há muitas pessoas a fumarem em casa e, muitas vezes, são os dois: o pai e a mãe. E isso, obviamente,…

Pessoas trabalhadoras e responsáveis vivem mais

Imagem
Nada de relaxar: segundo um novo estudo, o tipo de pessoa trabalhadora e prudente é a que vive mais tempo. Ou seja, se você quer melhorar sua saúde, não deve apenas fazer academia, mas envolver-se em projetos significativos e produtivos.
A pesquisa seguiu 1.528 crianças superdotadas desde o início dos anos 1920 até sua morte. A parte sobre saúde e longevidade do projeto vem sendo estudada há 20 anos. Entre os resultados, o estudo mostra que pessoas conscientes e prudentes vivem alguns anos a mais do que os despreocupados. Também, o casamento prolonga a vida dos homens, mas faz pouca diferença para as mulheres. Os laços sociais são impulsionadores de longevidade para ambos os sexos. Trabalhadores que avançaram em suas carreiras e assumiram mais responsabilidade também tinham maior probabilidade de viver uma vida longa e saudável. As crianças recrutadas para o estudo foram identificadas por seus professores como os alunos mais brilhantes durante os anos 1920. Na época, o professor Lewis Ter…

Saiba por que eles são menos sensíveis às suas emoções

Imagem
Segundo pesquisa, homens falham na percepção dos sentimentos alheios porque possuem alto nível de testosterona Eles agora já têm uma boa desculpa para não entender o que está se passando com você. Cientistas da Universidade de Cambridge e Universidade Utrech descobriram que a capacidade de ler os sentimentos dos outros é controlada pela testosterona, ou seja, as mulheres são melhores que os homens em julgar o humor de alguém. O estudo revelou que o aumento da quantidade da substância química do sexo masculino em mulheres provoca queda em sua capacidade de empatia. Os testes também mostraram que as mulheres com anular mais longo do que os dedos indicadores - causada pela exposição a testosterona alta no útero - são mais propensas a ser indiferente aos sentimentos alheios. As mulheres foram testadas porque elas têm níveis naturalmente baixos de testosterona, ou seja, qualquer efeito de elevar o montante poderia ser facilmente localizado. O pesquisador de Cambridge e especialista em autis…

Teens Seek Plastic Surgery to Combat Bullying

Imagem
There is a small but growing number of teenagers who say being teased or bullied prompted them to consider or even undergo cosmetic surgery. Nearly 90,000 teenagers had cosmetic surgery in 2007, and doctors say the numbers are growing. "I do see a fair amount of parents coming in with their child because of bullying and teasing and feelings of self-consciousness," Dr. Michael Fiorillo, a cosmetic surgeon, said. "My preference is, of course, to work out the issues first, the bullying, the teasing. But there are certain situations where people are mature enough. And surgery is a final resort." Popular cosmetic surgeries for teenagers include nose jobs, breast reductions, breast augmentations, ear tucks and Botox injections. But while teens say plastic surgery helps them to gain self-esteem, critics say they're potentially losing on a number of levels. "The idea of someone getting plastic surgery to avoid bullying seems to me as crazy and worrisome as if a black …

Jamie Oliver trava luta para mudar alimentação nas escolas

Imagem
LOS ANGELES, EUA - O chef de cozinha e celebridade da TV britânica Jamie Oliver tem sua receita antiobesidade perfeita descoberta através dos anos: misturar a paixão pela nutrição com reality shows, promovendo uma revolução alimentar. Mas a receita de Oliver azedou em Los Angeles, onde ele tentou gravar sua segunda série para a TV americana. - Tive momentos difíceis aqui. Nada do que estava planejado aconteceu - ele admitiu em tom de cansaço. O programa de seis episódios seria sobre um dos assuntos favoritos de Oliver - tornar os lanches das escolas mais saudáveis - mas o projeto foi interrompido quando a instituição responsável pelas escolas de Los Angeles se opôs a um ingrediente chave do chef - câmeras de TV. - Estamos interessados no Jamie Oliver ativista para melhorar a alimentação, não no Jamie Oliver estrela de um programa de TV - disse Robert Alaniz, porta-voz da instituição. Foi praticamente um golpe para Oliver. Com 35 anos, ele é um profissional renomado, foi condecorado pela Ra…

Gata sensitiva prevê ataque epilético e salva vida do dono

Imagem
O jovem Nathan Cooper, 19, com sua gata, Lilly O jovem britânico Nathan Cooper, 19, já deve sua vida ao seu animal de estimação. Foi graças à sua gata Lilly, de 14 meses, que Cooper sobreviveu a um ataque epilético. A gata é altamente sensível e consegue sentir o momento em que seu dono vai ter um ataque, alertando os pais e colegas de Cooper, segundo o jornal britânico "Dail Mail". “Normalmente, ela é muito tranquila, mas quando Nathan tem uma crise, ela começa a subir e descer as escadas e sua voz fica diferente", disse Tracey Cooper, mãe do adolescente, ao jornal britânico. "Ela realmente tem algum tipo de sensibilidade que permite sentir as coisas antes que eles aconteçam, e isso significa que podemos impedir Nathan de se machucar, cair sobre algo ou bater nos móveis durante um ataque”, diz Tracey. A família, que vive em Bournemouth, está com Lilly há cerca de um ano. Nesse período, a mãe de Cooper acredita que a gata já salvou a vida do filho pelo menos uma vez. Lei…

Entenda como o bullying pode mudar a vida do seu filho

Imagem
Conheça os casos de duas pessoas que enfrentaram o assédio violento dos colegas e entenda as sequelas enfrentadas pelas vítimas Dannyrooh tem 10 anos e sofre de miastenia grave, doença crônica que provoca fraqueza muscular e fadiga em resposta a esforços físicos. Por isso, ele não pode participar das aulas de educação física na escola. Mas alguns de seus colegas de classe não entenderam o problema e no início da 4ª série Dannyrooh começou a ser vítima de bullying. "Todos os dias o chamavam de ‘menininha', ‘fracote', até que começaram a bater nele", diz a mãe Josecleia de Oliveira, autônoma. Não era à toa que o menino andava tão diferente e desanimado antes de Josecleia descobrir o problema. "Durante a noite, eu percebia que ele chorava. Quando eu perguntava qual era o problema, ele dizia ter tido um pesadelo. Mas pesadelo todos os dias?", questionou a mãe. Depois de três meses aguentando a barra sozinho, Dannyrooh finalmente falou sobre o bullying. Mas a esco…

Flora intestinal influencia o desenvolvimento e o comportamento dos ratinhos

Imagem
Uma equipa de cientistas mostrou que as bactérias que vivem no intestino dos mamíferos têm uma influência no seu comportamento e desenvolvimento. Os investigadores verificaram que ratinhos crescidos no laboratório sem germes eram mais activos, tinham um comportamento menos ansioso e tinham uma actividade genética diferente dos ratinhos com flora intestinal. O estudo foi publicado ontem na edição online da revista Proceedings of the Nacional Academy of Science (PNAS). “Os resultados sugerem que durante a evolução, a colonização do tubo digestivo pela flora intestinal tornou-se integrada na programação do desenvolvimento do cérebro, afectando o controlo motor e os comportamentos ansiosos”, pode ler-se no artigo dos investigadores do Instituto Karonlinska, de Estocolmo, na Suécia. Várias descobertas têm vindo a alterar a forma como a comunidade científica olha para o papel da flora intestinal nos mamíferos. Logo a seguir ao nascimento, os mamíferos são inundados por bactérias, fungos e algu…

Classificação etária de 'Os Simpsons' é alterada no Brasil

Imagem
A Secretaria Nacional de Justiça publicou nesta sexta-feira a decisão de alterar a classificação etária de 15 episódios do seriado "Os Simpsons" na TV brasileira. Os motivos que levaram a secretaria a tomar a decisão foram as cenas de bullying, agressão e consumo de drogas ilícitas existentes na animação.
Os capítulos alterados fazem parte da quinta temporada, dois episódios, e os demais são da sexta temporada. A classificação passa de "livre para todos os públicos" para "não recomendados para menores de 12 anos", que serão exibidos somente após ás 20h, e cinco serão não recomendados para menores de dez anos, que não será necessária a mudança no horário de apresentação. No Brasil a atração é exibida pela "Fox" e pela "Rede Globo", que comentou o caso em nota: "TV Globo só exibe episódios de classificação livre e sem ordem específica de temporada, portanto, a publicação não terá implicações". Fonte: http://www.sidneyrezende.com/…

Em contexto: Uma breve história do bullying

Imagem
VÍTIMA O estudante Casey Heynes, em entrevista a uma TV. Ele disse sofrer agressões na escola quase todos os dias A história do garoto australiano que ganhou fama na internet e nas redes de TV do mundo inteiro por revidar uma agressão de um colega da escola poderia ter tido um final trágico. Aos 14 anos, Casey Heynes sofria o mesmo tipo de agressão física e verbal que sofrem milhões de crianças e adolescentes em escolas de todo o mundo. Sistematicamente e sem motivo, era atacado física e verbalmente por colegas apenas por ser gordo. Até que, numa espécie de catarse (como mostra o vídeo que virou hit on-line), Heynes contra-ataca seu algoz, o franzino Richard Gale, de 13 anos. O revide foi de tal ordem que poderia ter quebrado o pescoço de Gale. Era a vingança das vítimas de perseguição – especialmente dos gordinhos, que, segundo uma pesquisa americana, têm 60% mais chance de ser atacados. A prática da perseguição repetida – conhecida pelo termo inglês bullying – é tão antiga quanto a …

Dieta restritiva pode reduzir sintomas do TDAH

Imagem
Pesquisadores acreditam que alguns alimentos podem afetar negativamente o cérebro e provocar o transtorno de déficit de atenção Falta de atenção: crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade enfrentam dificuldades em prestar atenção e controlar seu comportamento  Segundo o estudo, da mesma forma que alguns alimentos podem provocar reações adversas, que vão da asma a problemas gastrointestinais, em crianças, eles podem afetar o cérebro e originar problemas em seu comportamento Mudanças na alimentação pode ser uma maneira eficiente de reduzir os sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) nas crianças entre quatro e oito anos de idade, diz estudo publicado na edição deste sábado do período médico britânico The Lancet. O estudo foi feito com 100 crianças da Bélgica e da Holanda, todas diagnosticadas com TDAH. Elas foram divididas em dois grupos escolhidos aleatoriamente. Um grupo recebeu, por cinco semanas, uma dieta restritiva, sem alimentos proce…

Descoberto que proteína pode desencadear perturbações do espectro do autismo

Imagem
Em cada 10000 crianças portuguesas, dez têm autismo. Em cada 10000 crianças portuguesas, dez têm autismo. Um grupo de cientistas norte-americanos e portugueses descobriu que uma proteína pode desencadear perturbações do espectro do autismo, parando a comunicação entre células cerebrais. A equipa provocou mutações no gene que controla a produção da proteína Shank3 em ratos. Estas alterações fizeram com que os animais desenvolvessem problemas ao nível das relações sociais e comportamentos repetitivos - desordens geralmente ligadas ao autismo. Os resultados permitiram “perceber quais as consequências para a comunicação neuronal quando o gene Shank3 é mutado”, explicou Cátia Feliciano, investigadora portuguesa presente na equipa. “Pretendíamos também saber se os animais com a mutação mostrariam alterações comportamentais. O que observámos é que os ratinhos com Shank3 mutado exibem comportamentos repetitivos, mostram altos níveis de 'ansiedade' e evitam o contacto social com outros r…

Cuidado, pequenas manias podem virar um grande problema

Imagem
Maria Veronica Pinheiro Martins tem mania de roxo: de roupas a acessórios, passando por itens para a casa Mania todo mundo tem. Há quem não goste de dormir com a porta do armário aberta ou quando a louça do jantar está suja na pia. Outros não compram nada em número par, ou ímpar. E por aí vai. Se burlarem a mania, não chegam a se angustiar com isso. Masm, para algumas pessoas, não é tão simples. E nestes casos é preciso começar a se preocupar, pois hábitos engraçados e curiosos podem se transformar num problemão. Um dos sinais, segundo a psicoterapeuta Amelia Nascimento, é o sofrimento. “Se a pessoa sente-se mal com o deboche dos outros, angustia-se quando não age diferente, ou sente que sua mania está interferindo nos seus relacionamentos, é hora de buscar ajuda de um psiquiatra. E quanto antes, melhor”, diz ela. Foi o que fez a auxiliar administrativa Josiane Fickel, 31 anos, de Florianópolis (SC). Sua ideia fixa era arrumar a cama, mesmo que se levantasse à noite para ir à cozinha tom…

Cómo manejar al niño hiperactivo en el salón de clases?

Imagem
¿Cómo manejar al niño hiperactivo en el salón de clases? El manejo adecuado de las destrezas que se puedan sugerir va a  contribuir en su proceso de crecimiento y maduración. En cuanto al área académica se sugiere: 1.Ante dificultades en la lectura y / o escritura, permitirle hojear y reconocer el material antes de leerlo. Evitar someterlo a la lectura en público a menos que domine dicha área. Siempre acompañar el reconocimiento verbal o gestual por sus aciertos. 2.Brindarle reglas claras que le permitan organizarse con su trabajo escolar. 3.El uso de divisiones y carpetas es muy útil para llevar organizadas cada una de las asignaturas. 4.Mantener un cuaderno de enlace con el colegio que asiente allí las dudas y recomendaciones para el alumno. 5.La maestra que envíe con regularidad informes cortos acerca de la evolución del alumno y así establecer un lazo de contacto para ayudarlo en caso de mayor necesidad.Si existen libros que usualmente se quedan en el colegio y el niño necesita hacer un…

Cérebro humano encolheu o equivalente a uma bola de ténis

Imagem
O cérebro humano encolheu em 30 mil anos e o fenómeno intriga antropólogos. A maioria dos especialistas aposta mais na hipótese de se tratar de um efeito da evolução face a sociedades mais complexas, do que de um sinal de embrutecimento.
Volume do cérebro do homem moderno diminuiu 10% Ao longo de 30 mil anos, o volume médio do cérebro do homem moderno -- homo sapiens -- diminuiu cerca de 10%, de 1500 para 1359 centímetros cúbicos, o equivalente a uma bola de ténis. O cérebro das mulheres, mais pequeno do que o dos homens, sofreu proporcionalmente a mesma redução. As medidas foram feitas a partir de cérebros encontrados na Europa, no Médio Oriente e na Ásia, explicou o antropólogo John Hawks, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. "Chamo a isto uma redução essencial e uma piscadela de olho à evolução", declarou o especialista numa recente entrevista à revista 'Discover'. Segundo alguns antropólogos, tal redução não é assim tão surpreendente, na medida em que qu…

Bullying: quando seu filho é vítima desse tipo de intimidação

Imagem
Um dos desafios para a identificação do bullying é o fato de muitas dessas práticas serem aceitas como meras brincadeiras por pais e professores
Pouco antes do horário de ir à escola, a criança diz que tem dor de barriga e pede para faltar. Em casa, não desgruda da Internet. Senhor pai ou responsável: pense duas vezes antes de castigar seu filho ou chamá-lo de preguiçoso. Você pode ter uma vítima de bullying em casa. O termo vem do inglês "bully" (pronuncia-se 'búli'), que se refere a pessoas que intimidam, agridem ou se aproveitam de outras pessoas - o seu filho, por exemplo. Um dos desafios para a identificação do bullying é o fato de muitas dessas práticas serem aceitas como meras brincadeiras por pais e professores - crianças que se dão apelidos, fazem gozações e chacotas umas com as outras. "O que muitos pais não percebem é que, não raramente, essas 'brincadeiras' fazem mal à criança. Em casos extremos, leva ao suicídio", diz a pedagoga Cleo Fante…

Barack Obama assume que foi vítima de 'bullying'

Imagem
O presidente norte-americano Barack Obama assumiu na quinta-feira que foi vítima de 'bullying' quando era mais novo. "Com as orelhas grandes e o nome que tenho, não fui imune a esse fenómeno", disse o líder da superpotência mundial numa conferência destinada a combater um problema que afecta milhões de jovens nos EUA.
Apesar de garantir que não ficou marcado pelo comportamento dos colegas, Obama salientou que a conferência destinou-se a "dissipar o mito de que o bullying não passa de um ritual de passagem inofensivo". O presidente dos EUA lembrou ainda que, segundo as últimas estatísticas, um terço dos estudantes do ensino secundário reportaram casos de bullying no passado ano lectivo. "Temos muito trabalho para fazer neste país no que toca a esse assunto", disse a primeira-dama Michelle Obama, dirigindo-se a estudantes, políticos e homens de negócios. O casal presidencial norte-americano também recebeu os pais de um jovem que cometeu suicídio por nã…

146 teenage students committed suicide in 2010: ministry

Imagem
A total of 146 South Korean teenage students committed suicide last year, marking a decline from a year earlier but still an alarming rate, government data showed Sunday.
 According to the education ministry, 146 students at elementary, middle and high schools nationwide killed themselves in 2010, 27.7 percent down from 202 recorded in 2009.  Forty-six of them, or 31.5 percent, were found to have made the choice due to conflicts in their families, the ministry said. The other major known reasons for committing suicide included depression and problems with boy or girlfriends. Reasons for the deaths of 38 others remain unconfirmed. South Korea's suicide rate ranks among the highest in the 30-member Organization for Economic Cooperation and Development. The number of teenage student suicides has stayed over 100 since 2003, prompting related authorities to devise policy aimed at reducing the rate. The education ministry said it plans to expand a program to check the mental health of stud…

Menino de 7 anos quase compra avião caça de verdade no eBay

Imagem
A transação, no valor de R$ 187 mil, foi cancelada depois que o pai do garoto descobriu a negociação, que já tinha sido concluída

Um garoto londrino de sete anos adquiriu seu próprio avião caça modelo Hawker Siddeley ‘T-Bird’ Harrier XW269 da força aérea britânica, pelo valor de £ 69 mil (cerca de R$ 187 mil), no site de leilões eBay. A compra só não foi concluída porque o pai do menino descobriu a transação e conseguiu telefonar para o serviço a tempo de cancelar a compra.

O caça reformado estava disponível para venda no site após ter sido aposentado da força aérea britânica em 1997, quando foi substituído por um modelo mais novo. O avião foi usado pela última vez na Guerra das Malvinas, em 1982, e estava sendo oferecido no eBay para colecionadores públicos e privados.

Chris Wilson, membro da Jet Art Aviation Ltd e responsável pela oferta, afirmou que o caso trouxe mais atenção ao jato do que o esperado. "Nós tivemos mais de 80 apostas de 59 pessoas diferentes", disse. Desd…

Britânica culpa fabricante do Xbox por filho ter gasto US$ 1,6 mil em jogos

Imagem
Segundo a mãe, seu filho de 11 anos não sabia que as compras online eram  debitadas no cartão de crédito registrado no Xbox Live
Para aumentar a rentabilidade de seus consoles e jogos, todos os aparelhos de videogame da nova geração da Sony, Microsoft e Nintendo possuem uma opção de loja online, a partir da qual os usuários podem comprar novos games e conteúdos. Mas nem sempre as pessoas utilizam os serviços com responsabilidade. Prova disso é que a mãe de um britânico de 11 anos, Brendan Jordan, culpou a gigante Microsoft pela conta de cerca de US$ 1,6 mil que seu filho gastou na Xbox Live, a rede virtual do Xbox, segundo o Daily Mail.

Segundo a mãe, Dawn Matthews, o garoto não sabia o que estava fazendo e que o conteúdo que adquiria online era debitado automaticamente no cartão de crédito registrado na loja online. Dawn teria informado os dados de seu cartão em meados de 2009 e acreditava que se tratava apenas de uma questão burocrática, para se tornar membro da rede, e para pagar a …

Venda de calmante dispara no Brasil

Imagem
A venda do ansiolítico clonazepam disparou nos últimos quatro anos no Brasil, fazendo do remédio o segundo mais comercializado entre as vendas sob prescrição.

Entre 2006 e 2010, o número de caixinhas vendidas saltou de 13,57 milhões para 18,45 milhões, um aumento de 36%. O Rivotril domina esse mercado, respondendo por 77% das vendas em unidades (14 milhões por ano).

O levantamento foi feito pelo IMS Health, instituto que audita a indústria farmacêutica, a pedido da Folha. O tranquilizante só perde hoje para o anticoncepcional Microvlar (em média, 20 milhões de unidades por ano).

Para os psiquiatras, há um abuso na indicação desse medicamento tarja preta, que causa dependência e pode provocar sonolência, dificuldade de concentração e falhas da memória.

Eles apontam algumas hipóteses para explicar o aumento no consumo: as pessoas querem cada vez mais soluções rápidas para aliviar a ansiedade e o clonazepam é barato (R$ 10, em média).

Médicos de outras especialidades podem prescrever…